Prova enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas questões de 1 a 40, marque, em cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Use a folha de rascunho para as devidas marcações e, posteriormente, a folha de respostas, que é o único documento válido para a correção das suas provas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
Texto para as questões 1 e 2
Q U ES T Ã O 2

Ainda considerando o assunto tratado no texto, julgue os itens aAs últimas normas operacionais de assistência à saúde (NOAS 2001 e 2002), além de definirem conteúdos para a I atenção básica e redefinirem procedimentos de média e alta complexidade, propõem a criação de protocolos para a assistência médica. Do mesmo modo, as iniciativas voltadas para a humanização da assistência ao parto e para o apoio técnicopedagógico às equipes de saúde da família devem seravaliadas no sentido de expandi-las para outros espaços e práticas do SUS e para a regulação da assistência suplementar.
Jairnilson Silva Paim. A atenção à saúde no Brasil. In: Saúde no Brasil, contribuições para a agenda de prioridades em Pesquisa. Ministério da Saúde, 2004 (com adaptações). Q U ES T Ã O 1

seguir.

Os protocolos para a assistência médica têm como motivação principal amelhoria da qualidade da assistência, mas também têm importância para a alocação mais eficiente de recursos, comumente limitados.

II Os hospitais universitários e de ensino são considerados instituições de baixa complexidade devido à participação de estudantes no atendimento. III À direção nacional do SUS compete definir e coordenar o sistema de redes integradas de assistência de altacomplexidade. IV Os protocolos para a assistência médica, apesar de não serem de grande importância técnica ou científica, são essenciais para a humanização do SUS, pois prevêem que todos os Considerando o tema abordado no texto, assinale a opção incorreta. pacientes sejam atendidos de maneira educada e humanitária.

Estão certos apenas os itens

A As N OB — normas de operações básicas do Sistema Único deSaúde (SUS) e as NOAS, além de promoverem a integração de ações entre as três esferas de governo, desencadearam um processo de descentralização intenso, transferindo, do nível federal para estados e municípios, um conjunto de recursos e responsabilidades relativo à operacionalização do SUS. B A atenção básica ou atenção primária à saúde é o nível de atenção representado pelos serviços de primeiralinha, como clínica médica, pediatria e tocoginecologia, que, de caráter ambulatorial, constituem a chamada porta de entrada única do sistema de saúde distritalizado. C A atenção básica compete principalmente aos municípios, não excluída a co-responsabilidade dos poderes estadual e federal. D Os estabelecimentos do SUS municipal não precisam ser obrigatoriamente de propriedade da prefeitura, masprecisam ter sede no território do município.

A I e II. B I e III. C II e IV. D III e IV.
Q U ES T Ã O 3

A

humanização

da

assistência

ao

parto

e

o

apoio

técnico-pedagógico às equipes de saúde da família devem ser estendidas a outras esferas do SUS e à assistência suplementar para que

A se modifique a racionalidade médica predominante nos hospitais e planos desaúde. B se melhore o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a assistência ao parto, por meio da adoção de práticas da medicina privada. C se mantenha a integralidade do atendimento, possibilitando-se maior número de cesarianas e de exames laboratoriais. D se expanda a participação da rede privada no atendimento do SUS, a qual, embora prevista em lei, ainda não foi amplamenteimplementada, visto que não foram firmados convênios com o PSF e outros programas.

U nB / C E S P E – FH C G V / P A

É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Enfermeiro

–1–

Q U EST Ã O 4

Q U EST Ã O 6

A respeito da situação atual da saúde no Brasil, assinale a opção incorreta. A O programa DST/AIDS do Ministério da Saúde, reconhecido...
tracking img