Protovcolo smnp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolo SNMP

Introdução

As mudanças das características das redes de computadores de pequenas redes locais
para grandes redes espalhadas geograficamente, de redes homogêneas para redes heterogêneas, bem como a evolução dos equipamentos que interligam as redes e o aumento do número de usuários conectados a elas tem dificultado em muito a gerência.
No início da década de 80 o protocoloSimple Network Management Protocol – SNMP
começou a ser desenvolvido pelo Internet Engineering Task Force – IETF, com o objetivo de disponibilizar uma forma simples e prática de realizar o controle de equipamentos em uma rede de computadores. Atualmente as pesquisas na área de gerenciamento de redes possuem o objetivo de obter da rede seu rendimento máximo. É com este objetivo que foi realizadaesta publicação.

Como funciona o SNMP
O SNMP foi projetado para ser o mais simples possível, e é baseado em dois elementos: estações de gerenciamento de rede e elementos da rede.
Estações de gerenciamento da rede - É responsável por rodar aplicações de gerenciamento que monitorem e controlem os elementos da rede.
Elementos da rede - Hubs inteligentes, roteadores e pontes possuem agentesque estão localizados dentro do limite dos elementos. Esses agentes SNMP são responsáveis por realizar as funções que são requisitadas pelas estações de gerenciamento.
SNMP é o meio pelo qual a estação de gerenciamento e os elementos de rede se comunicam. É um protocolo simples que permite a um administrador inspecionar ou alterar variáveis em um elemento de rede a partir de uma estação degerenciamento remota.
A transmissão do SNMP emprega o Universal Datagram Protocol da família TCP/IP para enviar informação. O UDP permite que os agentes SNMP sejam representados por um pacote simples o que faz com que o protocolo SNMP requeira um overhead mínimo e tenha muito pouca interferência nas outras funções da rede.
Todo o monitoramento SNMP é realizado pelo sistema de gerenciamento de rede.As estações de gerenciamento acessam os elementos de rede para obter a informação desejada ou para mudar uma variável. Nesse caso estará sendo realizada uma operação de "polling" (verificação pelo gerente). Quando os elementos de rede iniciam a comunicação, através do seu agente, para notificar o gerente de alterações no sistema, suas transmissões são conhecidas como "traps".
O agente é umcomponente que pode ser implementado em hardware ou em software. O que ele faz na verdade é coletar dados de um dispositivo e armazená-los em uma estrutura padrão denominada MIB.

Objetivos e características do protocolo SNMP
O SNMP é o protocolo de gerência recomendado para o gerenciamento de redes TCP/IP da Internet. O SNMP é um protocolo de gerência definido em nível de aplicação, utilizando osserviços do protocolo de transporte UDP para enviar suas mensagens através da rede. Sua especificação está contida na RFC 1157. Este protocolo é o centro do desenvolvimento do gerenciamento SNMP.
Normalmente, é utilizada uma aplicação na máquina do administrador chamado de cliente que se conecta a um ou mais servidores SNMP localizados em máquinas remotas, para executar operações sobre os objetosgerenciados.
O cliente não percebe quando as operações estão sendo executadas pelo agente sobre os objetos, o que fornece transparência ao protocolo, o que já não ocorre com outros protocolos de gerência.
O SNMP também realiza um processo de autenticação para permitir ou não o acesso de clientes aos objetos gerenciados.
A principal característica do SNMP é a simplicidade. Ao invés deapresentar muitos comandos como outros protocolos, ele possui apenas um pequeno conjunto de operações com funções básicas de busca/alteração.
Através do protocolo SNMP, o cliente enviará comandos com duas funções basicamente: Uma de obtenção dos valores dos objetos (função GET) e outra de alteração desses valores (função SET). É ainda previsto um mecanismo de notificação de alterações nos objetos da...
tracking img