PROTORACIONALISMO2

3354 palavras 14 páginas
RENATA BECKER
ALEXIA BECKER
VICTORIA ANDRADE
RAFAELLA STRINGARI
SIGNIFICADO DO NOME:
PROTO – Exprime a ideia de primeiro, anterior, ancestral.
RACIONALISMO – Teoria filosófica que dá a prioridade à razão. A palavra racionalismo deriva do latim ratio, que significa "razão".
ARQUITETURA DO SÉCULO XX
É um momento de arquitetura que abrange a época de 1910 até o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse movimento se desenvolveu após o Art Nouveau, sendo contrário a esse movimento.
No início de um novo século, os problemas do homem moderno são relativamente novos e, portanto, as suas necessidades também.
No início do século XX, o significado da arquitetura é reconsiderado, tendo em conta o movimento moderno da arquitetura do século XX: a idéia de que a arquitetura se deriva, já não da natureza ou da história, mas diretamente a partir da geometria que é acompanhado pela afirmação, a partir do protorracionalismo no início do século XX, a arquitetura não é arte.
O início da protorracionalismo começou com o Palácio Stoclet, construído por Hoffmann, em Bruxelas. É a conclusão de um longo processo e busca de gosto, e marcada pela ausência de um gênio.
Esta criação é devido à burguesia europeia, que abandonou as formas neoclássicas e a afirmação de protorracionalismo com suas exposições, com o uso de novas técnicas na arte.
Na nova arquitetura do século XX não pode julgar uma obra sem ter visitado o seu interior. Nessa nova arquitetura se encontra a função: se está harmoniosamente distribuída no interior, se integrada com o entorno e se é agradável para habitar-se, então o prédio é belo.
Depois de já ter deixado o passado para trás, os arquitetos deste século lidam com os volumes e os espaços com critérios completamente diferentes, este é o resultado do uso de novos materiais e novas necessidades.
Novos materiais:
No início do século XX, são utilizados materiais totalmente industrializados, sendo o principal deles o "concreto armado", que é um material barato,

Relacionados