Protocolo x10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5.1. Padrão X-10

 
5.1.1. Introdução
    Uma firma escocêsa conhecida como Pico Electronics Ltd é reconhecida como a desenvolvedora do primeiro chip de calculadora do mundo (com todas as funções num único chip). Em 1976, a firma já havia desenvolvido uma série de chips cujos projetos tinham código de X-1 até X-9, e então tiveram uma idéia: Não seria maravilhoso se os consumidores pudessemcontrolar luzes e aparelhos remotamente sem ter que colocar cabos adicionais na casa? Com este objetivo deram início ao projeto denominado X-10. Eles foram ainda a uma companhia de áudio conhecida como BSR (reputável na época) e firmaram um acordo para que os produtos saissem com o nome da BSR. 
    Então o projeto X-10 fez surgir os primeiros módulos que controlavam luz e aparelhos através daprópria fiação elétrica da casa. 
    Estes módulos BSR tiveram um rápido crescimento e companhias tais como Sears e Radio Shack rapidamente contribuíram com a disseminação entre os anos de 1978 e 79. A Sears os descontinuou mas a Radio Shack continua a vendê-los sob o nome Plug N'Power. 
    Nos anos 90 a BSR fechou e o grupo de desenvolvimento original comprou a tecnologia, retirou o nome BSR ecolocou o nome que é conhecido até hoje, X-10. 
    Atualmente X-10 é tanto o padrão quanto a fábrica. Eles produzem dispositivos com seu próprio nome e produtos compatíveis com o padrão X-10 para muitas outras companhias. A empresa declara possuir mais de 4 milhões de fábricas controladas pelo padrão e até "grandes" como IBM possuem produtos compatíveis.
5.1.2. O padrão X-10
    X-10 é umprotocolo de comunicação para efetuar o controle remoto de dispositivos elétricos. Foi projetado para comunicação entre  transmissores X-10 e receptores X-10 través da fiação elétrica comum de uma casa. Os módulos transmissores e receptores são usualmente colocados no lugar de tomadas e interruptores embora alguns necessitem de caixas elétricas especiais. 
    Os transmissores enviam comandos simplestais como "turn on", "turn off" ou "dim" precedidos pela identificação do receptor a ser controlado. Cada receptor possui uma identificação e reage apenas aos comandos endereçados a ele. 
    O transmissor X-10 mais simples é uma caixa pequena de controle com botões. Os botões selecionam  a unidade a ser controlada e qual função de controle a ser enviado (por exemplo, "turn on", "all units off",etc). O receptor mais simples é um módulo pequeno com um plug (para conectar na tomada padrão), uma tomada elétrica (para ligar o aparelho e poder controlá-lo) e dois seletores para ajustar a identificação do receptor. Entretanto a variedade de produtos não se restringe apenas a estes, incluindo controles remotos, sistemas de segurança, interfaces para TV e computador e até para telefone (atuaçãovia qualquer telefone). 
    O X-10 especifica um total de 256 endereços diferentes: 16 códigos de unidade (1-16) para cada um dos 16 códigos de casa (A-P). Normalmente um transmissor é ajustado para um certo código de casa e então pode controlar até 16 códigos de unidade. Não há restrição de se usar múltiplos transmissores, cada um ajustado para um código diferente de casa, na mesma fiação.Permite-se, ainda, que os receptores sejam ajustados para o mesmo código de casa e o mesmo código de unidade, o que possibilita que um mesmo comando emitido por um transmissor X-10 possa controlar múltiplos receptores em paralelo. 
 
5.1.3. O Protocolo X-10 
 
     Cada bit "1" numa transmissão X-10 é um burst de 120KHz no sinal AC, e cada bit "0" é a ausência deste burst. 
    A duração decada burst é de 1ms. 
    Um burst é enviado a cada 60 graus, começando no cruzamento pelo zero da tensão AC (0, 60 graus, 120 graus, etc). Fazendo com que o sinal seja compatível com a potência trifásica (no qual as fases são deslocadas 60 graus uma das outras) conforme figura 1. 
    O burst é enviado 3 vezes para cada bit, uma para cada cruzamento pelo zero. Isto é feito para enviar informações...
tracking img