Auditoria em rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho pretende apresentar uma incursão no campo da auditoria interna de Recursos Humanos destacando a sua importância para as organizações. A Auditoria de Recursos Humanos tem como finalidade constatar irregularidades, orientar e prevenir, para que as empresas não tenham surpresas desagradáveis quando da presença dos agentes fiscais do trabalho, além de evitar pagamentosincorretos ou indevidos. Nessa discussão apresenta-se uma pesquisa bibliográfica, demonstrando sua importância para as empresas. Na discussão sobre as diversas modalidades e estruturação da auditoria interna, a preocupação maior foi de despertar os leitores para a necessidade de olhar a auditoria interna de recursos humanos com uma ótica mais crítica face à sua importância no contexto de geraçãode informações, com qualidade. Em suma, sem pretender compilar um manual acerca de Auditoria Interna, este trabalho visa demonstrar que o auditor interno não é um fiscal, mas um profissional que pretende responder às expectativas da Administração sobre os maiores riscos da empresa: observando, aconselhando e esclarecendo os responsáveis envolvidos, persuadindo-os a implantar as ações corretivasnecessárias. Além disso, que a Auditoria Interna é uma função de apoio à gestão, baseada num processo sistemático, utilizando as técnicas de Auditoria apropriadas.

A auditoria surgiu como parte da evolução do sistema capitalista, no qual, no início, as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão do mercado e a grande concorrência, houve a necessidade das empresasampliarem suas instalações fabris e administrativas, investindo no desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos controles com o principal objetivo de reduzir custos e tornar mais competitivos seus produtos no mercado.
Segundo Attie (2000), o surgimento da auditoria está atrelado à necessidade de confirmação dos investidores e proprietários da realidade financeira da empresa, espelhada por meio dopatrimônio. No entanto, para processar um número tão elevado de informações, foi necessário que houvesse internamente nas empresas uma pessoa responsável pelo volume de informações e regras geradas no departamento de custos e pessoal, sendo o auditor interno a mais indicada para esse trabalho.
A partir do surgimento de empresas formalmente constituídas, os auditores passaram a atender àsnecessidades de suas organizações. Esses auditores internos tinham, inicialmente, a responsabilidade quase exclusiva de revisar e conferir valores e documentos, como extensão da função dos auditores públicos. Com a evolução das práticas comerciais e da inter-relação entre as entidades, a administração passa a necessitar de alguém que lhe afirme que os controles e as rotinas de trabalho estão sendohabilmente executados e que os dados contábeis merecem confiança, por espelharem a realidade econômica e financeira da empresa. Neste contexto a Auditoria Interna assume importância, para desempenhar os papéis de revisar seu próprio trabalho, que nem sempre é tarefa simples, e auxiliar a controladoria na conscientização das áreas quanto a uma visão integrada de todo o processo empresarial.
A AuditoriaInterna tem como objetivo maior prestar ajuda à Administração, possibilitando-lhe o conhecimento da forma como desenvolve suas atividades, oferecendo condições para um desempenho adequado de suas obrigações, proporcionando análise, apreciações, recomendações e comentários objetivos e/ou convenientes acerca das atividades. Exerce sua função preventiva, reparadora e moralizadora, para confirmar averacidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, com a finalidade de opinar sobre a adequação das situações e informações contidas nas demonstrações contábeis. A auditoria dá confiabilidade às demonstrações contábeis e às informações nelas contidas. Embora não se destine especificadamente à descoberta de fraudes, erros e irregularidades praticados por administradores ou funcionários, ela...
tracking img