Proteção Catotica

2081 palavras 9 páginas
Proteção catódica

A proteção catódica é um método de combate a corrosão, responsável pela transformação da estrutura para proteger o cátodo de uma célula eletroquímica ou eletrolítica.
É empregado para resguardar estruturas enterradas ou submersas tais como dutos, tanques, pés-de-torre, navios e plataformas. Quantos tipos existem? Existem dois tipos de proteção catódica a terrestre e a marítima, que usam sistemas galvânicos e por corrente impressa para promover a proteção da estrutura.
Para que a corrosão ocorra, três condições devem estar presentes: 1. Dois metais diferentes 2. Um eletrólito (água com qualquer tipo de sal ou sais dissolvidos nela) 3. Um caminho metálico (condutivo) entre os metais diferentes
A proteção catódica impede a corrosão convertendo todos os locais anódicos (ativos) da superfície do metal em locais catódicos (passivos) fornecendo uma corrente elétrica (ou elétrons livres) de uma fonte alternativa.
OBS interessante: Geralmente isso toma a forma de anodos galvânicos, que são mais ativos do que o aço. Essa prática também é chamada de sistema sacrificial, pois os anodos galvânicos sacrificam a si mesmos para proteger o aço estrutural ou a tubulação contra a corrosão. medindo o potencial do aço contra um eletrodo de referência padrão, geralmente prata/cloreto de prata, mas algumas vezes, zinco . O fluxo de corrente em qualquer metal muda seu potencial normal na direção negativa. A história mostra que se o aço receber corrente suficiente para mudar o potencial para (-) 0,800 V x prata/cloreto de prata, a corrosão é essencialmente interrompida.
PILHA SECA DE LECLANCHÉ
A pilha seca possui um polo positivo, que é a barra de grafita envolvida por dióxido de manganês, carvão e uma pasta úmida, e o polo negativo, que é o envoltório de zinco.
As pilhas comuns são chamadas de pilhas de Leclanché em homenagem ao seu inventor, o químico francês George Leclanché (1839-1882). Leclanché criou esse tipo de pilha no ano de 1866. Ela é

Relacionados

  • TRABALHO DE ADITIVOS
    648 palavras | 3 páginas
  • METEDOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
    1784 palavras | 8 páginas
  • Marx
    19213 palavras | 77 páginas