Protestantismo no brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Protestantismo no Brasil colônia

O que é protestantismo?

O protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVIcontra as práticas da Igreja Católica. O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.
Para os protestantes, asalvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, lendo a bíblia, fazendo orações, sem a necessidade de um intermediário.Grupos protestantes que iniciaram missões no Brasil

Os primeiros protestantes chegaram ao Brasil ainda no período colonial, destacam-se dois grupos:
1. franceses naBaía da Guanabara (Rio de Janeiro)
2.holandeses no nordeste ( mais precisamente no Maranhão)

1- Franceses na Baía da Guanabara:
A expedição francesa chegou ao Brasil por volta de (1555) especial àBahia de Guanabara comandada pelo vice almirante Nicolas Durand de Villegaigon com o intuito de fundar no hemisfério sul uma colônia, a França Antártica, com calvinistas franceses. Esse processo foiapoiado pelo Almirante huguenote (calvinista) Gaspar de Coligny.
A França Antártica é considerada como a primeira tentativa de estabelecer tanto uma igreja quanto um trabalho missionário protestantena América latina.

2- Holandeses no nordeste
Entre 1630 e 1645 ocorreu uma invasão dos holandeses no Nordeste, movidos tanto por um ideal de promessa, quanto pela exploração colonialista doaçúcar e o consequente comércio pela Companhia das Índias. O conceito calvinista de teocracia, isto é, a subordinação de todos os aspectos da vida aos sagrados mandamentos, é a chave principal para entendera ação pastoral e missionária dos holandeses no Brasil.
Houve na primeira década do século XVIII novamente invasão francesa para a formação da França Equatorial no Maranhão.
Após a expulsão...
tracking img