Protese fixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RICHARD W. HUFFMAN, D.D.S.
JOHN W. REGENOS, D.D.S, F.I.C.D.



INTRODUÇÃO
À
OCLUSÃO

por
Richard W. Huffman – D.D.S.
John W. Regenos – D.D.S, F.I.C.D.

Seção I
Parte A
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA OCLUSÃO
INTRODUÇÃO
A oclusão é a chave para a função oral e, conseqüentemente, a chave para o diagnóstico oral corretivo. Apesar disto, a oclusão é uma área frequentemente esquecida ounegligenciada em muitos consultórios odontológicos. Esta tendência de aceitar como normal qualquer oclusão do paciente é compreensível, pois a oclusão é, historicamente, um assunto de grande controvérsia, com diversas opiniões divergentes e teorias conflitantes. Conseqüentemente, há uma falta crítica de ensino adequado no campo da oclusão.
Análises e estudos dos conflitos existentes nesse campoparecem-nos ser de grande valor. As opiniões, teorias e discrepâncias devem ser resolvidas. Pré-requisitos e critérios devem, então, ser estabelecidos para que se possa ter uma base para o ensino da oclusão. Métodos e técnicas melhores precisam ser desenvolvidos para se resolver este problema educacional.
Um curso de pós-graduação foi criado na Ohio State University, College of Dentistry, paraestudar os conceitos atuais de oclusão. Este manual é uma compilação do material utilizado no programa desse curso. No estágio atual da história da odontologia, a oclusão é uma “criança”, e crianças crescem e se desenvolvem rápido. É nosso desejo que a oclusão siga este mesmo padrão e que este manual sirva como um valioso material para o ensino neste período. Com o surgimento de novas informações naspesquisas e estudos clínicos, serão necessárias modificações neste manual e materiais adicionais serão criados.
Em 1924, Shaw, um antropologista, disse: “A escrita em cortes, com tanta precisão nos complexos padrões dos dentes podem, realmente, ser hieróglifos, mas, mesmo assim, certamente não foram feitos de forma aleatória ou sem significados. Provavelmente foi uma linguagem orgânica real emque os princípios do design e mecânica dental foram registrados, e ainda podemos ter sucesso em decifrá-los se nos esforçarmos para aprender seu alfabeto dinâmico e dominar seus elementos”. Em essência, isto significa que, uma vez decifrados os hieróglifos na superfície oclusal dos dentes, teremos dominado a oclusão. Estes chamados hieróglifos são as cúspides e fossas, suas posições e direções, aaltura da cúspide e a profundidade da fossa e suas localizações, e a inter-relação entre os incisivos anteriores com a concavidade lingual dos incisivos superiores.
Anos de pesquisa e estudos levaram a um conceito atual de oclusão baseado em dados precisos que vão de encontro aos requisitos do método científico. Utilizando um dispositivo de registro que copia, com precisão, os movimentosbordejantes da mandíbula em função e, transferindo estes dados para um instrumento capaz de reproduzi-los fielmente, é possível estudar, fora da boca, a interação das superfícies oclusais dos dentes com a articulação temporomandibular. A informação obtida é a chave fisiológica para o diagnóstico e este conhecimento, quando utilizado adequadamente, resulta em grande benefício para o paciente. Este tipo deestudo diagnóstico pode ser chamado de “análise oclusal funcional”. Os dados acumulados destes estudos têm levado ao conceito gnatológico da oclusão. Também, pesquisas gnatológicas finalmente decifraram os hieróglifos nas superfícies oclusais dos dentes, citados por Shaw. Nosso propósito, agora, como dentistas e educadores da odontologia, é de fazer estes conhecimentos trabalharem para nós. Osvários fatores que influenciam estes hieróglifos foram chamados de “determinantes da morfologia oclusal” e serão discutidos em detalhes mais a frente neste manual.
Nossa próxima preocupação é a de correlacionar estes conhecimentos com outros determinantes da oclusão e formar critérios e técnicas baseados na combinação destas informações. A solução para este problema é o propósito primário deste...
tracking img