Protese dentaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio de Prótese Dentária de Goiânia

Alex Lopes de Paula Sobrinho

Prótese Parcial Removível

Goiânia, Dezembro 2012
Alex Lopes de Paula Sobrinho

Prótese Parcial Removível



Trabalho de conclusão á disciplina de Prótese Parcial Removível, com o objetivo de obtenção do grau Técnico de Prótese, do Colégio de Prótese Dentária de Goiânia.
Professor Orientador: Mauro BotosoTurma: 35 N



Goiânia, Dezembro 2012.

Prótese Parcial Removível

A PPR é um aparelho protético que substitui os dentes naturais que foram perdidos na arcada, por elementos artificiais, visto que o paciente é parcialmente desdentado, e a prótese sendo removível pode ser facilmente retirada para sua higienização de forma adequada.

Confecção da Prótese ParcialRemovível
MODELO DE ESTUDO é Avaliação e o diagnostico do caso clínico do paciente, onde o processo da moldagem deve ser feito cuidadosamente, deve ser rica em detalhe pois, uma vez que todo o planejamento depende da reprodução de todos os detalhes anatômicos necessários, que será o sucesso de uma adaptação do paciente.
O material usado no processo da moldagem é feita com alginato vazado e gessopedra, utilizando moldeiras de estoque.
MODELO DE TRABALHO é a Perfeita definição de dentes e tecidos moles. Neste será realizado a confecção da prótese parcial removível.
O dentista e o técnico de prótese devem obter o máximo de informações possíveis do caso clínico, que somam das suas experiências laboratoriais resultados no sucesso do trabalho.

Planejamento

PLANEJAMENTO é o Desenho –“Representação gráfica da estrutura metálica mentalmente planejada pelo protético.” Antes de iniciar qualquer procedimento é necessário ter em mãos e em mente o planejamento, que é conhecido como um método de coleta de dados, visando diagnosticar os problemas de saúde bucal do paciente e organizar uma forma adequada para melhor resultado de eficiência mastigatória, conforto e restaurar a estética.Os Elementos usados para o planejamento são: modelo de trabalho, o delineador, instrumentos básicos de prótese, lápis preto e as ceras 7.

Os procedimentos do planejamento
. Colocar o modelo de trabalho da platina do delineador;
. Determinar o eixo de inserção (método de três pontos);
1. Ponto anterior
Superior (linha mediana, entre o terço médio e o incisal);
Inferior (linhamediana, borda incisa);
2. Pontos posteriores: Usa-se a crista marginal mesial dos primeiros molares ou, na ausência destes, constroem-se dentes em (cubos) com cera utilidade.
. Determinar o eixo, fixar bem o modelo na platina e marcar com o grafite a linha equatorial dos dentes – suportes;
. Desenhar o aparelho (já planejado no modelo de estudo) com lápis nr.2 (selas, barras, grampos, etc.);
.Procurar, com a ponta exploradora, ângulos mortos (mesiais e distais) nos dentes pilares e aliviar com a cera 7 (abaixo dos grampos);
. Fazer alívios nas selas e barras (tecidos duto) com folhas de cera de aproximadamente 3mm ou ligeira camada de cera 7 (cera de 3mm)
OBS: é de exclusiva responsabilidade de o técnico deixar o alívio, uma vez que se deixar de fazê-lo ou fazer de maneiradeficiente, estará dificultando o assentamento da prótese na boca do paciente.
. Retirar o modelo da platina do delineador.

Duplicação do modelo de Trabalho

A DUPLICAÇÃO reproduz o modelo de trabalho em modelo de revestimento, sobre o qual será esculpida a PPR. É um dos passos mais importante para a confecção da mesma, pois será mais tarde a matriz da peça em cera.
Os materiais necessários paraexecutar a duplicação são: o modelo de trabalho (aliviado); cubeta, espátula, revestimento, gelatina, instrumentos básicos de prótese, cera utilidade e muflos.

Procedimentos para Duplicação
. Hidratar o modelo planejado por 20 a 30 minutos na água fria, para liberar as bolhas, ou evitar a formação de bolhas de ar, na presa do gesso;
. Secar o modelo com uma toalha, evitar o uso de ar...
tracking img