Protejo pesquia drogadição

1578 palavras 7 páginas
Tema
Crack: Os caminhos possíveis e a efetividade do tratamento compulsório.

Problema: Qual a eficácia dos tratamentos compulsórios para dependentes químicos por Crack?

Questões Norteadoras: Como o judiciário se pronuncia em relação aos pedidos de tratamento compulsório? Que respostas que o município de Sapucaia do Sul oferece para a problemática?

Objetivo Geral:
Analisar a efetividade do tratamento compulsório na dependência do Crack.
Objetivos Específicos:

Identificar as as expectativas dos familiares quando recorrem ao tratamento compulsório. Identificar a efetividade do tratamento compulsório .

Justificativa:

Nas últimas décadas, o tratamento das dependências de substâncias psicoativas tem sido um tema de debate constante na comunidade em geral. Diversos modelos de abordagem do problema vêm sendo discutidos, ocasionando uma verdadeira “Torre de Babel”, na qual prevalecem as mais polêmicas do que posições consensuais.
Distintas abordagens têm sido denominadas tratamento de dependências: Manutenção de uma situação de abstinência (como no caso dos narcóticos anônimos); substituição de uma dependência ilícita por outra similar, porém sob controle do médico (como os tratamentos de substituição da heroína por metadona); Programa redução de danos (busca controlar possíveis conseqüências adversas no consumo de psicoativos); O tratamento compulsório (quando determinado judicialmente).
Tratando-se de um assunto tão atual polêmico e preocupante em nossa sociedade, vimos ser primordial o estudo das diferentes abordagens. Entretanto nesta pesquisa interessa-nos saber os impactos das medidas de tratamento compulsório com usuário de crack no município de Sapucaia do Sul, onde desenvolvemos nossa experiência de estágio extracurricular. Na esfera da Infância e da Juventude, a internação pode ser requerida judicialmente pelo Ministério Público, como medida protetiva à criança ou ao adolescente (art. 101, inc. V e VI, ECA). Há casos em que

Relacionados