Protecionismo em list

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal trabalho de Georg Friedrich List, Sistema Nacional de Economia Política, reflete seu interesse no desenvolvimento econômico da Alemanha à luz das transformações que estavam ocorrendo nos Estados Unidos, cuja experiência vivenciou diretamente. Sua preocupação central era a consolidação da nação, processo que no seu ponto de vista estava intimamente ligado à formação de um mercadonacional. Este objetivo seria alcançado através da suspensão de tarifas internas e da implantação de uma política tarifária que apoiasse o desenvolvimento das manufaturas. Esse protecionismo tarifário das manufaturas teria indiretamente um efeito positivo sobre o desenvolvimento da agricultura, tornando o crescimento econômico harmonioso.
List, em sua obra, ia diretamente contra a teoria vigente quedefendia que o livre comércio e a não intervenção do governo na economia, a não ser em situações específicas, seriam a melhor forma das nações alcançarem o seu desenvolvimento, respeitando suas “condições naturais”, teoria esta alicerçada na “Lei das Vantagens Comparativas”, proposta por David Ricardo.Além disso List defendia que a instalação das manufaturas, através da participação ativa doEstado e de acordo com o grau de evolução de cada nação, era condição sine qua non, ou seja, indispensável para seu desenvolvimento.
Apesar de ter vivido até 1846, a influência exercida pela sua obra não se encerra com sua vida, pois influenciou naquele século e no século seguinte, muitos teóricos e práticos que defendiam a industrialização a partir de medidas protetoras promovidas pelo Estado, comoo pensamento da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), inaugurada em 1948.
Para elaborar sua teoria, List adotou uma perspectiva histórica e baseou-se principalmente na história dos países industrializados, que acredita demonstrar só haver um caminho para o desenvolvimento: o protecionismo estatal. Cristovam Buarque, na apresentação da edição de 1983 da coleção “OsEconomistas”, da Editora Abril, credita três fatos presenciados por List como determinantes em sua vida. Por ter nascido numa Alemanha semi-feudal, “pôde crescer e formar-se ao mesmo tempo em que o capitalismo se consolidava; a Inglaterra fortalecia sua posição de nação economicamente mais desenvolvida; e nas Américas os Estados Unidos se afirmavam como nação moderna”.
O contato de List com a América doNorte deu-se após sua expulsão da Alemanha, que ocorreu devido a seus escritos sustentando a unidade do Estado Alemão, a industrialização, medidas protecionistas e a moralização na administração pública e, nos Estados Unidos, pôde fortalecer seus pressupostos. Teve contato com os defensores do protecionismo como medida de desenvolvimento da nação, principalmente Hamilton, que defendia oprotecionismo às indústrias que estavam a se instalar sob a alegação de que alguns países da Europa também se utilizavam desse expediente.
Nos Estados Unidos, havia um intenso debate sobre a possibilidade de se adotar uma política protecionista, já que, o Norte do país defendia a proteção, e o Sul posicionava-se contrário. List, junto dessa discussão, contrapõe-se ao livre-comércio e da inicio a suamilitancia no processo de formulação nos rumos tomados pela economia Norte-Americana.
Escreveu nos Estados Unidos alguns trabalhos defendendo o protecionismo e, em 1830, retorna à Europa e, com a experiência ganha nos Estados Unidos, reforçou sua discordância com a teoria vigente, que lutava pelo princípio da liberdade de comércio para todas as nações, independentemente do grau de desenvolvimento emque estiverem. Nas palavras de List:

“Percebi claramente que a livre concorrência entre duas nações altamente civilizadas só pode ser mutuamente benéfica no caso de ambas estarem em grau de desenvolvimento industrial mais ou menos igual, ao contrário, qualquer nação, em razão de reveses, estiver atrasada em relação a outras, do ponto de vista industrial, comercial e naval, embora possua os...
tracking img