Proscessos de rh

3755 palavras 16 páginas
OS PROCESSOS DE RH: uma visão estratégica

Aborda os processos de RH - provisão; aplicação; remuneração; desenvolvimento; manutenção; monitoração - num modelo de gestão estratégica. Define e conceitua gestão estratégica de pessoas.
OS PROCESSOS DE RH: uma visão estratégica

Joana Carla de Souza Matta Felicio*

RESUMO

Aborda os processos de RH - provisão; aplicação; remuneração; desenvolvimento; manutenção; monitoração - num modelo de gestão estratégica. Define e conceitua gestão estratégica de pessoas. Exemplifica com algumas atividades de RH envolvidas em cada processo. Objetiva levantar algumas questões para reflexão, e instigar a elaboração de novos trabalhos sobre o tema.

Palavras-chave: Gestão estratégica de pessoas. RH estratégico. Processos de RH.

1 INTRODUÇÃO

Gestão de negócios, gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão de processos, gestão de pessoas é cada vez mais necessário desenvolver habilidades de gestão na atualidade.
Independente da formação específica de cada profissional, muitos destes processos de gestão são comuns às diversas áreas do conhecimento. É o caso da gestão de pessoas, que se tornou importante não somente para os profissionais de Recursos Humanos (RH), mas para todos aqueles que ocupam algum cargo de liderança, em que necessariamente precisam desenvolver habilidades para lidar, liderar, conviver, gerenciar as pessoas.
O presente artigo traz algumas reflexões sobre os processos de RH num modelo de gestão estratégica de pessoas.

2 Gestão estratégica de pessoas e os processos de RH

Á área de Recursos Humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento de pessoal, burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica de pessoas, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes a organização e fundamentais para o sucesso desta.
Se antes, esta área se envolvia apenas com os processos administrativos, formais,

Relacionados

  • PI OLIVIA
    2389 palavras | 10 páginas
  • Processos gerenciais
    5151 palavras | 21 páginas