Propriedades sequoia e figueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte (Carol)

Nome Comum: Sequoia
Nome Científico: Sequoia sempervirens, Endl. Símbolo: SESE3
Região de Ocorrência: norte dos Estados Unidos
Utilização: Para fins ornamentais.
DescriçãoA sequoia é um gênero da família Cupressaceae (alguns autores podem ainda classificá-la na família das Taxodiaceae, que, entretanto, foi substancialmente alterada, após novosdados filogenéticos). Em nossos dias contém apenas uma única espécie sobrevivente, a "Sequoia sempervirens", nativa da América do Norte, especialmente na costa oeste dos Estados Unidos onde, naCalifórnia, existem exemplares entre 1200–1800 anos. Uma delas, chamada Hyperion, é a árvore mais alta da Terra, com 115 m de altura.
O nome sequoia também é usado como um termo comum para asubfamília Sequoioideae na qual este gênero é classificado junto com a Sequoiadendron (Sequoia Gigante) e a Metasequoia.
A espécie destaca-se pelo seu grande porte e longevidade. Pode viverpor milênios e, neste período, ultrapassar os 100 metros de altura e algumas dezenas de metros de circunferência em sua base. Alguns exemplares nos Estados Unidos possuem troncos de cor avermelhada, tãorobustos que permitiram escavar um túnel para a passagem de carros em suas bases. Outra característica da espécie, além do porte, é o tamanho relativamente curto de seus ramos laterais, concentradosna região apical da árvore, e as folhas estreitas distribuídas disticamente no ápice dos ramos.
Tem sido plantado em Portugal e na região Sul do Brasil, principalmente para finsornamentais.
A sequoia é considerada a árvore com maior altitude do planeta, podendo atingir 120 metros, com idade de até 2500 anos. Habita altitudes de até 900 metros, tendo se aclimatado bem atéagora. Foram plantadas de sementes em 26 de fevereiro de 1950 e hoje já ultrapassam nossa mata nativa em altura, levando em conta que nossos pinheiros e cedros passam dos 100 a 200 anos. Possuem...
tracking img