Um problema educacional e social.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UCAM- UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
CÉLIA TOLENTINO DIAS

ALFABETIZAÇÃO: UM PROBLEMA EDUCACIONAL E SOCIAL.

SANTA HELENA DE MINAS - MG
2012
UCAM- UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
CÉLIA TOLENTINO DIAS

ALFABETIZAÇÃO: UM PROBLEMA EDUCACIONAL E SOCIAL.






Artigo científico apresentado à Universidade Cândido Mendes-UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialistaem Alfabetização e Letramento.

SANTA HELENA DE MINAS-MG
2012
ALFABETIZAÇÃO: UM PROBLEMA EDUCACIONAL E SOCIAL.

Célia Tolentino Dias
RESUMO

Este trabalho enfatiza os problemas que norteiam o processo de alfabetização bem como as sérias conseqüências que retornam para o contexto social, tendo em vista que quando o aluno apresenta dificuldades para ser alfabetizado fica desmotivado chegaaté a evadir e sem instrução na fase adulta este não se qualifica para o mercado de trabalho engrossando a estatística do desempregado ou do sub emprego completando um ciclo que visivelmente se fecha na exclusão desses cidadãos que se encontram a margem da sociedade.O necessário embasamento teórico que permeia esta pesquisa bibliográfica considera o parecer de autores como: ARROYO (2003); FREIRE (1987 ); KRAMER ( 2010 ). A relevância do tema se deve ao fato de que a dificuldade na alfabetização que é uma das causas do fracasso escolar sendo esta uma preocupação constante dos que estão envolvidos na educação pública brasileira, por isso objetiva-se compreender as causas desse problema assim como refletir sobre as conseqüências dessas questões no contexto social. Conclui-se que o domíniodas letras é muito mais complexo do que a permanência inerte dos discentes nos bancos escolares é uma maneira de tentar entender as razões pelas quais a sociedade brasileira se delineia de maneira tão desigual.

Palavras-chave: Alfabetização. Problema. Educação. Sociedade.

Introdução

O presente trabalho tem como tema Alfabetização: Um problema educacional e social. Tem-se percebido que afalta de base do aluno acarreta inúmeras dificuldades destes ao longo da vida educacional, por isso as atenções dos que estão diretamente envolvidos na educação tem se voltado para tentar minimizar tais problemas em que a alfabetização é a porta que se abre para a compreensão de outros conhecimentos, o aluno que não foi devidamente preparado nos anos iniciais não consegue ler e interpretar questõessimples de disciplinas diversas já que a leitura e a escrita é algo constante no caminhar escolar. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica em que o texto final foi fundamentado nas idéias e concepções de autores como: Arroyo, Freire e Kramer, sendo que a luz destes, concluiu-se que a alfabetização perpassa por questões de profunda reflexão em que somente com a união deesforços envolvendo toda a comunidade escolar composta por discentes, docentes, equipe pedagógica, direção escolar e família pode-se vislumbrar uma significativa transformação desse quadro, já que juntos se fortalecem e se ajudam nessa mútua parceria que frutificará com uma educação de qualidade em que os resultados poderão contribuir para uma escola mais interativa que repensa suas atitudes eplaneja ações para que se tenha um ambiente produtivo, dinâmico e agradável, assim a sociedade poderá receber indivíduos mais preparados que poderão modificar o atual contexto excludente que impera no país, pois a educação é o caminho para se ter uma nova visão de perspectivas que se abre com a inserção de uma camada da sociedade que carece de oportunidades.

Desenvolvimento

Ao longo da história aescrita exerceu papel extremamente relevante para a sociedade. No transcurso do tempo o domínio das letras foi se tornando acessível não apenas a classe dominante, mas também as pessoas de camadas populares. Tal fato se deve a uma exigência do mercado de trabalho que carecia de profissionais qualificados, portanto a educação propicia uma ascensão social.

Ao longo de toda a história, a...
tracking img