Propostas interdisciplinares

[pic]



















































































INTRODUÇÃO

O trabalho com a interdisciplinaridade na escola começa já na pré-escola. Atualmente, a estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são osprojetos didáticos. Por meio dos projetos os professores podem introduzir o estudo de temas que não pertencem a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou mais delas. Os projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, nas quais se evite compartilhar o conhecimento, e dar aos alunos um sentido ao esforço de aprender.
Os projetosdidáticos podem envolver várias disciplinas, porém, isso não deve ser obrigatório. Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes: viver situações em que é necessário tomar uma decisão sobre que caminho seguir; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e as condições iniciais para realizar o projeto; decidir que estudos realizar pararesolver um problema; compreender um processo de transformação ou uma questão política; predispor-se a analisar uma situação social complexa e situar quais disciplinas fornecem conhecimentos para esclarecê-la.
As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental nodesenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na EducaçãoInfantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, deve se ter o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professore com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acredita-se que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.
As brincadeiras são muito mais do que momentos de diversão descompromissados. Com o estímulo certo, ajudam a criança a entender melhor o mundo. Entende-se que a recreação tem papel fundamental nodesenvolvimento infantil.
Uma criança que se distrai empurrando uma caixa acaba descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar e a consolidar a auto-estima.
Para a criança,brincar não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental; seu conhecimento do mundo através das suas próprias emoções. Por meio de jogos, cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida, as mesmas que mais tarde, já adulta, voltará a descobrir e ordenar, fazendo uso do raciocínio. Por ser a criança um ser tão especial e que adora brincar, o presentetrabalho tem por objetivo fazer um estudo da importãncia de vários fatores no desenvolvimento da criança na idade pré-escolar, envolvendo, música, natureza e sociedade, movimentos, artes e matemática.
Os projetos investem em temas diferenciados, que contribuem para a interpretação e a expressão dos alunos, sendo um elemento muito motivador para o aprendizado.
Toda a...
tracking img