Proposta enem 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os obstáculos à dignidade do trabalho

Desde os primórdios, a humanidade vem conquistando cada vez mais os seus direitos,  ganhando cada vez mais o seu espaço, assim sendo, é inaceitável que umhomem possa abusar de outro semelhante em seu benefício próprio.
No Brasil, logo no início de sua colonização a escravidão foi a forma de trabalho utilizada pelos colonizadores portugueses,inicialmente predominando a indígena e posteriormente a negra-africana. A escravidão é uma forma de trabalho que degrada o homem, submetido-o à condições de sub existência, trabalho braçal abusivo, mínimoscuidados médicos. O indivíduo é tratado como um objeto, podendo ser vendido, comprado, alugado, emprestado ou doado.
Em 13 de maio de 1888, proclamada pela princesa Isabel, a lei Áurea foi instituída nonosso país, proibindo definitivamente o uso do trabalho escravo, porem, até nos dias de hoje é possível identificar esta forma de trabalho sendo empregada, com patrões utilizando-se de contratadoresde empreitada, “gatos”, para servirem de fachada, aliciando trabalhadores, e assim não serem identificados por este crime. Apesar de atualmente o trabalhador não poder ser submetido ao uso decorrentes, este sofre com ameaças físicas, terror psicológico, endividamento, ao não ter como enfrentar a grande distância entre o local de trabalho e a cidade, o que eventualmente poderia lhe garantir aliberdade.
Nos dias de hoje a forma como trabalhamos vem se modificando e alterando como vivemos individualmente e em sociedade. Buscamos cada vez mais a qualidade de vida, nos preocupamos com o meioambiente, procurando as inovações para este fim.
  As mudanças a serem efetuadas sobre a forma de se trabalhar exigirão do profissional evoluir, para permanecer no mercado; com isso podemos esperar queuma forma tão primitiva de trabalho, como é a escravidão, entre em extinção em meio a evolução do mundo contemporâneo, porem, enquanto isto não acontece, esperamos que o governo e a sociedade...
tracking img