Proposta de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURRÍCULO DE ARTE REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUPI PAULISTA 2012
A nomenclatura Arte para a disciplina passa a ser considerada obrigatória no currículo da educação básica com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 (LDB/96). “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma apromover o desenvolvimento cultural dos alunos” (LDB/96, art. 26, 2º).
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (PCN) para os anos iniciais do ensino fundamental a proposta foca como conteúdos as quatro linguagens da Arte: artes visuais, dança, música e teatro que devem ser trabalhadas envolvendo três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
A produção refere-se ao fazerartístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte.
A fruição refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ele relacionado, onde esta ação contempla a fruição dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade.
A reflexão refere-se a construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos colegas esobre a arte como produto de história e da multiplicidade das culturas humanas, com foco na formação cultivada do cidadão (BRASIL, 1997, p. 56).

Neste sentido, faz-se essencial que o professor trabalhe com a fruição, reflexão e produção.
Fruição: Promover vivências para que o aluno possa apreciar a arte, compreender e utilizar as linguagens artísticas, mantendo uma atitude de busca pessoal oucoletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação e a sensibilidade.
Reflexão: Promover vivências para que o aluno possa identificar, relacionar e compreender as linguagens artísticas como fato histórico nas diversas culturas, conhecendo e respeitando as produções do patrimônio cultural e universal, identificando a existência de diversidade cultural.
Produção: Promovervivências para que o aluno possa conhecer selecionar e utilizar materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais e coletivos, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas nas linguagens artísticas.
A arte tem como objetivo “desenvolver a percepção e a imaginação, aprender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindoao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada” (BARBOSA, 2003, p. 18).
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arteenvolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas (BRASIL, 1997, p.15).

Após as discussões, leituras, trabalhos em grupo subsidiados pela Profa. Dra. Kátia Kodama da FCT/UNESP, especialista na área,elaboramos algumas diretrizes para o ensino da Arte na rede municipal:
planejar o trabalho a partir de projetos, que podem ser elaborados um por semestre buscando articular as quatro linguagens da ARTE: artes visuais, dança, música e teatro;
envolver os três objetivos gerais da ARTE no projeto: conhecer e refletir sobre a arte; fazer/ produzir formas artísticas e apreciar a arte;
contemplar noprojeto o global e o local, utilizando sempre que possível artistas internacionais, nacionais e locais;
trabalhar os projetos com “temas geradores” subsidiado por Paulo Freire. Para pensar o projeto: “Delimita-se um tema ou um problema [...]. Inicia-se um processo de pesquisa. Busca-se e selecionam-se fontes de pesquisa. São estabelecidos critérios de organização e interpretação das fontes. São...
tracking img