Propagando no periodo jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A.T PROPAGANDO NO PERÍODO JK
O governo JK construiu 20 mil quilômetros de estradas e pavimentou 5 600 quilômetros de rodovias já existentes, literalmente abrindo caminhos para a nascente indústriaautomobilística nacional. Implantou a indústria da construção naval e elevou a produção de petróleo de 6 800 para 100 mil barris diários. Construiu a refinaria Duque de Caxias – e as hidrelétricas deTrês Marias e Furnas, aumentando a potência total instalada de 3 milhões de kW, em 1954, para 4,7 milhões no final do qüinqüênio. Criou ainda a Sudene, para promover o desenvolvimento do Nordeste, e aComissão Nacional de Energia Nuclear.
Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construçãode Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas deuma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.
"A criação de Brasília, a interiorização dogoverno, foi um ato democrático e
irretratável de ocupação efetiva do nosso vazio territorial" – JK
De início, devido ao interesse primordial dos EUA no mercado da Europa, foram justamente empresaseuropéias as que vieram para o país, entre elas a Wolkswagen, alemã, e a Simca, francesa. Em 1959 foi lançado o primeiro Fusca montado no Brasil - e JK orgulhosamente desfilou a bordo do carro, que setornaria um dos mais vendidos e amados do país. Também em 1959 a Simca lançou a luxuosa linha Chambord, logo transformada em símbolo de requinte e eficiência, que seriam associados à era JK. entre 1957e 1960, foram rpoduzidos mais de 320 mil veículos, 90% a mais que o previsto.
O Brasil orgulhosamente se movia sobre quatro rodas.


Após a retomada da democracia no Brasil em 1945, Juscelino...
tracking img