Propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Araújo, Silvia Maria de. Sociologia, um olhar crítico.
O trabalho assume sentidos diversos ao longo da história. Trabalho como condição para a cidadania, no século XX. A ética do trabalho e o“reino da necessidade” nos induzem a trabalhar dia a dia. Fator estruturante das relações sociais, a divisão do trabalho na sociedade capitalista ganha interpretações diversas. Os trabalhadores obtiveramrelativa proteção no trabalho, graças às suas lutas e resistências, à regulação do Estado e à um pacto entre sindicatos e empresas. A crise do capitalismo nos anos 1970 levou a transição econômica,política e social. A nova divisão internacional do trabalho reproduz as velhas assimetrias do poder.
A estrutura do capítulo O trabalho para viver é dividida em sete subtítulos, descritos em trintapáginas que tem como foco o trabalho em seus diversos setores, e determinadas épocas da história.
O trabalho é fonte de vida, produção de riquezas, é também fonte de desigualdades sociais. O trabalho podesomente ser um duro ganha-pão daqueles que necessitam trabalhar para viver e não tem outra alternativa, ou pode ser uma realização pessoal para quem gosta de trabalhar, o mesmo tem como meta produziros bens e serviços necessários à manutenção da vida e atender as necessidades criadas pelo homem no mercado.
Na era moderna, o trabalho teve seu significado modificado, passou de atividadedesprezada como era na Antiguidade, à condição de expressão da própria humanidade, fonte de produtividade e riqueza. Com as mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais no século XX, a idéia dotrabalho firmou-se como uma atividade valorizada. O trabalho passou a ser interpretado como um valor social, uma atividade digna e diginificante. Porém a valorização do trabalho foi lenta, e foi necessáriamuita luta dos trabalhadores por melhores condições de vida, e a partir disso que fez emergir um arcabouço jurídico de garantias de direitos sociais, como o Direito do Trabalho. Este não foi um...
tracking img