PROPAGA O DE CALOR ETEMB PROEJA ELETRONICA NOITE

1539 palavras 7 páginas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA
PROFESSOR: FABRICIO ALVES
DISCIPLINA: FÍSICA
CURSO: ELETRÔNICA –PROEJA 2013
TURNO: NOITE
ALUNOS: WILSON ÉLERIS ROBERTO CESAR ANTÕNIO SIDINEY FABRIZIO LUTIANE .’.

Introdução

Em física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
A energia, chamada neste caso de energia térmica, pode passar de um corpo para o outro fundamentalmente de três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação.Vamos vê-las separadamente, mas na maioria das vezes elas acontecem sempre combinadas.
Em nosso trabalho vamos explanar estes três conceitos fundamentais de propagação de calor e dar exemplos cotidianos buscando dar uma compreensão basilar porem estruturada sobre o tema.

Transmissão ou propagação de calor
Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação.

Transmissão de Condução
É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de

Relacionados