Prontoooos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA


COSTA.Cristina. Estruturalismo, uma nova abordagem. In: COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005 p. 156-171.


Questões:

1.Qual a relação do estruturalismo com a lingüística?

A semiologia criada no início do século XX por Saussure, propôs uma ciência geral dos signos que procurava descobrir os sentidos contidos nasdiversas linguagens do homem- a língua falada e escrita, os gestos, os sons e os objetos. Esses sentidos formariam sistemas de signos que revelariam a estrutura inconsciente que ordenava o comportamentohumano.
Contudo determinados usos lingüísticos de palavras e signos geraram a criação de certos mitos.

2. Em que o estruturalismo difere do evolucionismo e do funcionalismo?

Osestruturalistas aceitavam a existência de diferentes sociedades: as mais simples ou tradicionais, e as chamadas complexas ou modernas. Distinguiram essas sociedades também como capitalistas e não-capitalistas,mas afirmavam que essa diferença só poderia ser explicada em função de sua própria história e da relação que cada sociedade mantém com o meio natural e social. Os estruturalistas não propunham nenhumalei ou principio explicativo que regulasse a passagem de uma estrutura mais simples para outra mais complexa. Com esses pressupostos teóricos o estruturalismo tecia criticas ao funcionalismo e aoevolucionismo. Deslocava e ênfase metodológica da observação-principal pedra de toque do funcionalismo- para a construção teórica e abstrata de um conceito. Além disso, criticando o evolucionismo, partiado princípio de que cada sociedade deve ser analisada em sua especificidade e não como modelo em um estágio de um processo único do desenvolvimento humano.

3. Explique a metáfora das relações deparentesco ou das classes sociais com a estrutura de um prédio.

Mesmo que oculta a estrutura do prédio existe para sustentar, organizar, distribuir e relacionar todos os andares visíveis e...
tracking img