Planejamento de minas -minas a ceu aberto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINAS A CEU ABERTO

Refere-se ao método de extração de rochas, ou minerais da terra por sua remoção de um poço aberto ou de uma escavação em emprestimos. Ela é usada quando deposito de minerais ou rochas comercialmente úteis são encontrada perto da superfície.
As minas a céu aberto são geralmente expandidas ate que o recurso mineral seja esgotado, ou até que a razão crescenteentre volume de terrerrenos de cobertura e o volume de minerio, torne a continuação da extração em não econômica.

PROJETO DE LAVRA DE UMA MINA A CÉU ABERTO

Na elaboração do projeto de lavra, faz – se um estudo para o dimensionamento dos equipamentos e instalações que irão operar na mina com base na produção determinada.
As frotas de equipamento podem ser divididas em cinco principaisclasses:
- Equipamentos de perfuração;
- Equipamentos de desmonte;
- Equipamentos de cargas;
- Equipamentos de apoio;
Para a escolha do tipo dos equipamentos devem ser considerados diferentes fatores, como escala de produção, capacidade financeira da mineradora, entre outras. (Pinto 1999)
O dimensionamento final dos equipamentos somente acontece após a realização do plano de lavra da mina, poissomente no fim deste, tem – se uma idéia da geometria da mina.
Para operacionalizar o processo de extração dentro da mina, deve – se troçar um plano de lavra, são eles;
• Projeto de lavra de longo prazo;
• Projeto de lavra de médio prazo e.
• Projeto de lavra de curto prazo.
O objetivo é determinar para cada fase a quantidade de bem mineral lavável e a quantidade de rejeitos eestéril associados que devem ser movimentados, assim como os recursos necessários para a realização das operações de extração.

PROJETO DE LAVRA DE LONGO PRAZO

O projeto de lavra de longo prazo é estabelecido para se ter uma idéia de como funcionará a extração ao longo da vida útil da mina.
Este plano determina os limites finais da cava da área que será explorada, denominada de “pit” (final da mina),depois disso, é estabelecido diversas áreas para construções permanentes, como os britadores, pilhas de material estéril, entre outros, para que não haja necessidades futuras de desinstalações dos mesmos, acarretando custos desnecessários.
A mina ainda é dividida em blocos, que são catalogados por coordenadas, e tem suas áreas estudadas geoestatisticamente, porque dentro da extração tudo muda acada dia.
Para facilitar e diminuir a mão de obra, pelo menos nas grandes mineradoras, são usados pacotes computacionais, que fazem todo o trabalho de calculo das características dos blocos, e a geometria da evolução dos planos de lavras da mina.
Durante a elaboração de cada plano de lavra são traçados os avanços nos limites de cada nível das mesmas, para calcular as tonelagens retiradas deminerais, esterios, teores e afins.
A partir da elaboração de projetos básicos, parte-se para os planos de lavras de curtos e médios prazos, esses sim, são os que realmente ditam a operação Cotidiana da mina.

PROJETOS DE LAVRA DE MÉDIO E CURTO PRAZO

Os planos de lavras de médio e curtos prazo resultam no detalhamento dos planos de lavras de longo prazo, que tem como objetivo estabelecer aseqüência de operações da lavra, trimestral, mensal, quinzenal ou semanalmente.
Nessa fase que se é dimensionado definitivamente os equipamentos para que se comece a exploração da mina.
Este plano, precisa de melhores detalhamentos dos dados para diminuir imprecisão a eles relacionada.
Com a implementação de sistema de despacho, que permite controlar as operações de forma a alcançar os objetivosoperacionais propostos.
Este sistema configura as operações da mina, alocação dos equipamentos de carga, velocidade de carga e níveis de produção, tipos de material, caminhões disponíveis, informações dos pontos de descarregamento, tempo de viagem atual, informação de blendagem, e com esses dados, ele traça novos parâmetros, como possíveis mudanças de rota da mina, velocidade e fluxo de lavra e...
tracking img