Proketo de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

Fortaleza

NOVEMBRO - 2011

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

DEMÉTRIO SALES

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas, como requisito parcial para elaboração da Verificação Parcial II de conclusão do curso degraduação em Administração da Faculdade Evolutivo.

Faculdade Evolutivo

Fortaleza

NOVEMBRO - 2011

SUMÁRIO

1- DEFINIÇÕES E CONCEITOS...................................................3

2- OBJETIVOS E ETAPAS DO TREINAMENTO..........................6

3- CASOS DE T&D.......................................................................8

4-REFERÊNCIAS.......................................................................11

3
1- DEFINIÇÕES E CONCEITOS
A capacitação dos colaboradores de uma organização atualmente é de suma importância para a organização, tendo em vista ser uma estratégia para se manter competitiva no mercado, que a cada dia se tona mais “afunilado”. Conforme MILKOVICH e BOUDREAU (2000), “Os empregados precisam aprendernovas habilidades interativas para participar construtivamente das atividades organizacionais com seus colegas...”
MILKOVICH e BOUDREAU conceituam treinamento e desenvolvimento como sendo respectivamente: “Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dosempregados e as exigências dos papéis funcionais” e “Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.”
Como se pode notar o treinamento e desenvolvimento de pessoas são fundamentais para a organização, hoje vivendo a era do conhecimento, onde as informações são formuladas,enviadas e adquiridas a todos instante, as empresas devem fazer investimentos para que seus colaboradores estejam sempre bem informados e qualificados profissionalmente.
A necessidade de treinar e desenvolver pessoas é importante para a organização, mas como realizar um levantamento desta necessidade? Para começar, o levantamento das necessidades de treinamento não pode ser visto apenascomo um dos papéis dos gestores de recursos humanos ou da área de RH da organização, deve haver uma integração entre os setores, diagnosticando quais deficiências devem ser trabalhadas, para evitar o desperdício de tempo e capital em cursos e capacitações desnecessárias, para isso deve haver um planejamento visando atender as necessidades apresentadas.
Existem várias formas para realizar olevantamento das necessidades de treinamento, devendo ser verificado o contexto, quais os problemas serão

4
solucionados, prioridades e potencialidades. A estrutura proposta por McGehee e Thayer (1961) são:
• Análise organizacional: tem como finalidade proporcionar informações sobre onde e quando o treinamento era necessário em uma organização. Segundo Goldstein (1991) é um exame decomponentes do amplo sistema que determina se um programa de treinamento pode produzir mudança de componentes no trabalho. Na análise organizacional a empresa verifica os pontos fortes e os fracos. A importância dessa análise está relacionada com a necessidade da organização ter um quadro de efetiva situação com base nos recursos humanos disponíveis para atingir suas metas. Todas áreasorganizacionais devem participar dessa análise;
• Análise de tarefas: essa análise é responsável por identificar a natureza das tarefas a serem executadas no trabalho e os conhecimentos, habilidades, aptidões e atitudes necessárias para o desempenho das mesmas. Os avanços tecnológicos podem modificar os requisitos das tarefas, bem como, influenciar as competências exigidas. O principal objeto...
tracking img