Projrto tc

691 palavras 3 páginas
1. APRESENTAÇÃO

O primeiro capítulo está dividido em cinco seções que abrange a introdução, os objetivos gerais e específicos, a justificativa, o problema, a hipótese e a metodologia.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns fatores que levam a precoce falência das micro e pequenas empresas e alguns meios de se evitar este acontecimento. É ampla a definição das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, sendo estas classificadas de acordo com o faturamento bruto anual e a quantidade de empregados.

Segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa (SEBRAE, 2008), no Brasil as MPE representavam 97,5% do total de empresas constituídas no país, contribuindo diretamente para a economia gerando postos de trabalho e renda. Porém 22% destas empresas decretam falência antes de completar os dois primeiros anos de existência. São várias as causas que levam tais empresas ao fracasso, dentre algumas pode-se citar as falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas , falta de conhecimento de mercado, entre outras. Devido a tais fatores deve-se atentar para possíveis métodos que reduzam a mortalidade precoce das MPE.

Justificativa

Este trabalho auxiliará na identificação de possíveis soluções dos problemas diretamente relacionados à falta de planejamento na administração dos negócios das MPE. Os tópicos, que serão relacionados, estão ligados ao fato da irregularidade da administração das MPE. Toda mudança deve partir do gestor, percorrendo todos os departamentos até a área operacional. Para que estas mudanças de conceitos sejam corretamente implementadas, a mente do administrador deve estar sempre aberta ao surgimento das novas ferramentas e técnicas de planejamento da administração. O proprietário do negócio não pode somente se fixar na excelência no ramo em que atua, mas também buscar excelência na aplicação das metodologias de planejamento e administração. O

Relacionados