Projetos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 HISTÓRIA DA ENERGIA NO BRASIL

No ano de 1879, a eletricidade começou a ser usada logo após o invento do Dínamo e da Lâmpada Elétrica. Neste mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminação da estrada de ferro. A primeira iluminação externa pública do País foi inaugurada na atual Praça da República, em São Paulo no ano de 1881.
Em 1883 entrou em operação a primeira usina hidrelétrica do País,instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Dom Pedro II inaugurou, na cidade de Campos, o primeiro serviço público municipal de iluminação elétrica do Brasil e da América do Sul.
Posteriormente no ano de 1889 – Começou a funcionar a primeira hidrelétrica de grande porte no País, a Marmelos-Zero, da Companhia Mineira de Eletricidade, trazendo em 1892 os bondes movidos a energia elétrica queforam instalados de forma permanente no Rio de Janeiro.
A partir de 1903 o primeiro texto de lei disciplinando o uso de energia elétrica no País foi aprovado pelo Congresso Nacional. Em 1908 entrou em operação a usina hidrelétrica Fontes Velha, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo na época, 1934 Promulgação do Código de Águas, que atribuía à União competência exclusiva, como poderconcedente, para os aproveitamentos hidrelétricos destinados ao serviço público, 1937 o presidente Getúlio Vargas inaugurou, no Rio de Janeiro, o primeiro trecho eletrificado da Estrada de Ferro da Central do Brasil.
O presidente Getúlio Vargas em 1939 criou o Conselho Nacional de Águas e Energia (CNAE) para sanear os problemas de suprimento, regulamentação e tarifa referentes à indústria deenergia elétrica do País. Em 1943 começaram a ser criadas várias empresas estaduais e federais como a Celg, Chesf, Cemig, Copel, Celesc, Cemat, Escelsa, Furnas, Coelba, Cemar, entre outras. Também foi necessário criar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para atuar nas áreas de energia e transporte.
Na década de sessenta houve a criação do Ministério das Minas e Energia, 1961criação da Eletrobrás, 1963 começou a funcionar a usina de Furnas, permitindo interligação dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, 1965 foi criado o Departamento Nacional de Águas e Energia, encarregado da regulamentação dos serviços de energia elétrica no País.
No final da década de setenta realizou a compra da Light – Serviços de Eletricidade pelo Governo Federal, 1984 entrada emoperação da usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo, 1985 criação do Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). Entrou em operação a Usina Termonuclear Angra I, primeira usina nuclear do Brasil, 1998 o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE) foi regulamentado, consolidando a distinção entre as atividades de geração, transmissão, distribuição e comercializaçãode energia elétrica. Foram estabelecidas as regras de organização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), para substituir o Grupo Coordenador para Operação Interligada (GCOI).
A partir de 1985 no governo do presidente Sarney focou na diminuição da inflação e acabou esfriando o mercado. Já no governo de Collor consegue abrir a economia para investimentos externos, ajudou no corte de gastose deu abertura ás importações, privatização, modernização industrial e tecnológica.

2.1 CRISE ENERGÉTICA NO FIM DOS ANOS 90

Em 1995 o consumo cresceu além do aumento da oferta da energia, represas tiveram que começar a reserva de energia, somou-se a um período de seca, 91% de energia hidrelétrica.
Em 1996 existia 66% de agua armazenada e em 1999 apenas 18% de água armazenada.
Com issosurgiu incentivo à construção de usinas termelétricas utilizando gás da Bolívia. Em 2001 foi necessário racionamento de Energia e então no ano de 2004 criação EPE (Subsídio científico para o planejamento técnico, científico, econômico, social e ambiental de empreendimentos energéticos).

A figura abaixo apresenta o panorama histórico das energias no Brasil nos anos de 1970 á 2000:

Fonte:...
tracking img