Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais da Escola Municipal Coronel João Bernardes.

Bernadete Iracema dos Santos
Marinalva Freire de Lima

Ibó-Ba
29/08/2012
INEC- Instituto de Educação Continuada.
UNIESB- Unidade de Educação Superior Brasil

Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais da Escola Municipal Coronel João Bernardes.

Bernadete Iracema dos Santos
Marinalva Freire deLima

Ibó-Ba
29/08/2012

Bernadete Iracema dos Santos
Marinalva Freire de Lima

Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais da Escola Municipal Coronel João Bernardes.

Pré-projeto pesquisa com requisito parcial de avaliação de disciplina de metodologia Cientifica, Orientada pela professora mestranda Antonise Coelho

Ibó-Ba
29/08/2012

OBJETIVO GERAL
Detectar a partir de pesquisas os fatoresque dificultam a aprendizagem dos educandos das séries iniciais da escola supracitada.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Atuar para a superação das dificuldades detectadas;
* Envolver toda a comunidade escolar no trabalho realizado;
* Buscar estímulos para as aulas através de situações prazerosas escolhidas com próprios alunos;
* Valorizar os trabalhos dos educandos como forma de elevar sua altaestima.
JUSTIFICATIVAS
Conscientes de que a escola é um dos agentes responsáveis pela integração da criança na sociedade, além da família pretende-se através deste projeto detectar os principais motivos que atrofiam o aprendizado das crianças nas séries iniciais e intervir neste processo de forma que esse problema seja minimizado o máximo possível. Pretende-se realizar o trabalho com todacomunidade escolar e atrair as famílias cada vez mais para este espaço para que assim possa-se conhecer melhor a realidade familiar de cada criança e consequentemente e atitudes dos mesmos.

REFERENCIAL TEÓRICO
O problema abordado neste projeto é algo comum na sociedade atual. Como educadores precisamos criar uma estrutura capaz e adequada para as oscilações do sistema educacional e as reais situaçõesda clientela atendida. A Escola Municipal Coronel João Bernardes atende o fundamental I. Muita dessas crianças vem de famílias desestruturadas (pais separados, pais que bebem, violência domestica, etc.) por esse educandos apresentarem dificuldades na aprendizagem, resolve-se observar e estudar esses casos com o objetivo de identificar os fatores que atrofiam o aprendizado dessas crianças. Com baseno pressuposto de que o processo de ensino aprendizagem não é algo que acontece isoladamente, faz-se necessário que o trabalho educacional transcenda os muros da escola possibilitando assim o desenvolvimento e a capacidade de aprender sempre. Qualquer aprendizado requer uma boa comunicação entre os participantes deste processo, escola x família x educando.
Aprendizagem é a maneira pela qual setem uma mudança de comportamento, obtida através de experiências construídas por vários fatores, como por exemplo, o emocional, o neurológico, os relacionamentos e o ambiente em que está inserido. Segundo Antunes (2008, p. 32):
Aprender é um processo que se inicia a partir do confronto entre a realidade objetiva e os diferentes significados que cada pessoa constrói acerca dessa realidade,considerando as experiências individuais e as regras sociais existentes.
No contexto da aprendizagem, o conhecimento é contínuo e estamos sempre aprendo. Quando ocorre a dificuldade de aprendizagem é normal que se busque uma resposta para seu baixo desempenho é neste momento que muitas crianças são taxadas de preguiçosas, agitadas e lerdas. As dificuldades podem ocorrer por motivos orgânicos eemocionais. É fundamental a identificação para que seja desenvolvido um trabalho educacional no intuito de ajudar. “A dificuldade de Aprendizagem é uma síndrome biopsicossocial a serem compreendidas em pelo menos três constituintes básicas: a crianças, a família e a escola” MARUTANO (1993 APUD FURTADO e Borges, 2007, p. 3):
As dos mais conhecimentos são a Dislexia, a Disgrafia, a Discalculia, Dislalia,...
tracking img