Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar

Projeto: Leitura Fonte De Prazer

FEIRA DE SANTANA-BA
14/06/ 2011

Ariane Nunes Cordeiro RA- 226734
Cristiane Silva Araújo RA- 224900
Elielma Silva Freitas Conceição RA- 225367
Elizângela Dias dos Santos RA- 225223
Paloma Martins de Jesus RA- 222343

ProjetoMultidisciplinar

Trabalho apresentado à disciplina Projeto multidisciplinar, ministrada pela professora: Mª Glauce Soares, como requisito parcial de avaliação.

Orientadora: Tutora Marlene França.



FEIRA DE SANTANA – BA
14/06/2011

Introdução
Esse projeto foi elaborado com o intuito de melhorar a leitura em nossa escola, pois nossos alunos possuemuma grande deficiência em relação à leitura, o projeto vem a ser um suporte que devera ser posto em pratica todos os dias. Para que os alunos possam de maneira criativa despertar o gosto pela leitura. Que é fundamental na vida e no cotidiano de todos nos, por isso o tema “Leitura” foi adotado sendo que a mesma se encontra sempre presente nas mais diferentes áreas da educação, há todo instante nosdeparamos com situações diversificadas e que precisamos nos expressar com clareza e precisão.

Desenvolvimento
A leitura é indispensável na escola como meio necessário para que o sujeito compreenda o que acontece ao seu redor e para ser capaz de interpretar diversas situações e escolher os caminhos com os quais se identifica, o manifesto, sentimentos e palavras, que conduza ao desenvolvimentodo seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica.
Nesse processo, ouvir história vai além da fonte de prazer. É através de um conto, que a criança pode conhecer coisas novas para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal. Daí a importânciaem se propiciar a leitura e a literatura de modo a permitir ao aluno criar e recriar o universo de possibilidades.
Gêneros próprios de diversificadas matérias precisam ser trabalhados nas aulas, a fim de desenvolver a capacidade de leitura, de compreensão dos diferentes gêneros. Textos literários, enunciados de problemas, gráficos ou textos de História apresentam diferenças, particularidades econhecimentos específicos que precisam ser compreendidos pelos alunos, além dos conceitos em cada disciplina e a relação entre elas. “É na escola que identificamos e formamos leitores. Bamberguer (1988)”.
A leitura devera ser participativa onde o estudante possa pesquisar sobre os mais diferentes temas proposto pelo professor, tornando o aluno um sujeito ativo e participativo no seu processo deaprendizagem, sendo que a escola possa propor oportunidades de estimular o gosto pela leitura conseguindo promover de maneira lúdica o encontro do sujeito com o prazer de ler. É nesse contexto que será desenvolvido o projeto: Leitura Fonte de Prazer.
O professor durante a contação de história poderá despertar o interesse do aluno pela leitura, através de imagens e oralidade. Podendo usufruir dosmais diversos recursos: como música poema, desenvolver a criatividade através da expressão corporal.
A escola precisa propor metas aos educandos, para que no decorrer do ano letivo os alunos possam constatar a leitura como ação transformadora, tornado leitores consciente, crítico, assíduo.
Estratégias de ação para realização do Projeto deverá ser realizado de forma sistematizada e continua aolongo do ano letivo, pois desenvolver o gosto pela leitura é um processo lento e deve ser trabalhado, através de histórias contadas representadas dramatizadas, cantadas dando espaço para a poesia, a criação e a imaginação. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto...
tracking img