Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência de Enfermagem no Diabetes Gestacional

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem como tema o Diabetes Gestacional e o Enfermeiro. A escolha e o interesse pelo tema se deram após uma pesquisa[1] sobre o Diabetes Mellitus. Ao analisar os tipos de diabetes, pude voltar minha atenção para o diabetes gestacional que ainda hoje é uma patologia muito pouco abordada e até mesmo“desconhecida” por algumas gestantes. Muito se sabe sobre o diabetes, mas pouco se enfatiza no diabetes gestacional e na orientação de enfermagem a ser prestada às pacientes. Como orientador o enfermeiro pode desempenhar um papel importante na vida das gestantes proporcionando a elas esclarecimentos e informações fundamentais durante seu período de gestação.
A gestação constitui um momento oportuno para orastreamento do diabetes e pode representar a grande chance de detecção de alterações da tolerância à glicose na vida de uma mulher. Os efeitos adversos para a mãe e para o concepto podem ser prevenidos/atenuados com orientação alimentar e atividade física e, quando necessário, uso específico de insulina.
Caracterizada pela hiperglicemia diagnosticada na gravidez, o diabetes gestacional é deintensidade variada, geralmente resolve-se no período pós-parto, mas retorna anos depois em grande parte dos casos.
Segundo Schirmer(1995), as mulheres que desenvolvem diabetes na gravidez sofrem um impacto emocional importante ocorrendo um aumento do nível de estresse, ansiedade e medo levando essas gestantes a mostrarem-se cansadas, desconfiadas e muitas vezes, arredias ao tratamento. Portanto,cabe ao enfermeiro ter a sensibilidade e a dedicação com cada uma, elucidando suas dúvidas, fornecendo as orientações necessárias visando um atendimento holístico e de qualidade ainda nos primeiros meses de gestação.
Diante do exposto, o problema de pesquisa proposto neste projeto é: Qual a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção do diabetes gestacional?
Como hipótese será sustentadaa importância da assistência de enfermagem que tem como objetivo fazer a busca ativa de todas as informações possíveis com a finalidade de identificar as necessidades especiais em um conjunto variado de clientes. É planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente, sendo então redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratado possam ter acesso ao plano de assistência. Daabordagem de atendimento integral ao ser humano emerge a preocupação não apenas de tratar o indivíduo portador de diabetes mellitus gestacional, prevenindo complicações, atenuando sinais e sintomas, mas também a necessidade de promover qualidade real de atenção individual e coletiva, percebendo o usuário como sujeito histórico, social e político.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A primeirareferência à diabetes na gravidez foi feita numa revista publicada em 1882, em que o investigador inglês Matthews Ducan, num encontro da Sociedade de Obstetrícia em Londres, referenciou a morte de 13 fetos em 22 gestações de 15 mulheres com diabetes. O conceito de que a hiperglicemia materna representa um risco elevado para o sucesso da gravidez remonta aos anos 40, altura em que estudos de Miller, nosEUA, e Hurwitz, na Escócia, demonstraram nos seus trabalhos a existência de um aumento da mortalidade perinatal na descendência de mulheres que tinham apresentado hiperglicemias durante a gravidez, alguns anos antes do surgimento de diabetes na mãe após o parto. Assim, a Diabetes Gestacional era vista como um estado prévio à diabetes chamada na altura de "estado pré-diabético".
O diabetes mellitusgestacional é caracterizado por um quadro de hiperglicemia e resistência periférica à insulina, ocorrido pela primeira vez durante a gestação, podendo causar diversas complicações tanto para a mãe (gestante) quanto para o feto, como morte intra-uterina, morbidades perinatais e risco de diabetes futuro na mãe e na criança. Geralmente, é uma doença assintomática, podendo causar complicações...
tracking img