projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

1. IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: maria santos - Matrícula00000000000000 –6° semestre;
Instituição: Prefeitura Municipal de Matias Cardoso – CRAS Centro de Referência de Assistência Social – Rua: Wenceslau Braz, 342 – Centro, matias barbosa- MG - CEP-39478-000.
Projeto no qual a estagiária está inserida: No Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) PETI, PROJOVEM Adolescente, Reciclando,Grupo de Idosos (Melhor idade), Brinquedoteca, Grupo de Fortalecimento de Vínculos Familiares, Projeto com licença vou a luta .
Supervisor de campo: Julia carvalho – CRESS-44444
Período de referência: 21/08 a 31/10/2012. Dias e horários de estágio: todos os dias de08:00 as 11:00 ; Dias e horários para supervisão de campo:todas as sextas as 17:00 horas.

2 JUSTIFICATIVA
O Serviço Social no CRAS tem como objetivo proporcionar aos usuários o acesso e promoção dos direitos socioassistenciais de proteção social básica e se caracteriza como uma unidade do SUAS. Sendo assim o assistente social um profissional que visa garantir os direitos sociais do cidadão.
Os objetivos dos CRAS são:
Promover o acompanhamento defamílias em um determinado território; e a Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;
Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;
Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;
Atuar deforma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
As principais atividades desenvolvidas pelo assistente social no CRAS são atendimentos individuais; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede sócio-assistencial; reuniões e ações comunitárias; palestras voltadas às famílias e à comunidade; oficinas de convivência e detrabalho sócio-educativo; campanhas sócio-educativas; incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
A realidade social em que o usuário esta inserido tem influencia no seu modo de viver, seus costumes, a organização de sua casa, sua família, entre outros aspectos. Mas o primordial, é que estarealidade interfere no acesso a serviços públicos, de informações e conseqüentemente, o acesso a direitos sociais garantidos a eles. É por este motivo que o trabalho em comunidade é uma das principais ações do Serviço Social, uma vez que esta oportuniza o contato com a realidade vivida pelo usuário e com as demandas sociais da população.

3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL:
O Centro de Referência deAssistência Social – CRAS tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de articulação e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência as famílias, grupos e indivíduos em situações de vulnerabilidade social.

3.2 OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:
A proposta pedagógica objetivafundamentar teoricamente a prática, com o objetivo de permitir que o acadêmico que amplie seus conhecimentos teóricos ao mesmo tempo em que aprendam a partir de suas experiências desenvolver a sua capacidade de analisar de conhecer a realidade do seu município.

Perceber que o processo de planejamento faz parte do estudo,a reflexão e compreensão de uma determinada realidade, não a isolando docontexto mais amplo que a condiciona e a determina.
Inter-relacionar viabilizando uma experiência construtiva para todos os sujeitos envolvidos no processo, incluindo neste também o usuário para quem a ação do estagiário se volta para refletir o processo de formação profissional fora do contexto educacional e global e nem isolá-lo da realidade social, econômica e política.
Buscar e incentivar o...
tracking img