Projeto: o lúdico: jogos, brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: O Lúdico: jogos, brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil

1 – Identificação

Escola:
Ensino: Educação Infantil
Série/Ano: 1º anos
Turma: A
Faixa etária dos alunos: 4 e 5 anos
Duração: 2 meses
Responsáveis: professores e equipe pedagógica

2 – Introdução

O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo deaprendizagem na educação infantil têm por objetivo revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de-conta, do jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais e educadores, pois éatravés dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas em emoção, prazer e seriedade. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu. Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em hora de brincadeira doque a vida inteira de conversação”. Pode-se dizer que as brincadeiras e os jogos são as principais atividades físicas da criança; além de propiciar o desenvolvimento físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do esquema corporal.
Os educadores da educação infantil devem buscar o bem estar dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o lúdico comoinstrumento de construção do conhecimento, afinal, nossas formações possibilitam as mediações necessárias para que todos possam rumar a esta perspectiva de trabalho.

3 – Justificativa

O projeto – o lúdico: jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil foram trabalhados de forma interdisciplinar, a brincadeira faz parte da vida da criança e incluiro jogo e a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. Brincar e jogar são coisas simples na vida das crianças. O jogo, o brincar e o brinquedo desempenham um papel fundamentalmente na aprendizagem, e negar o seu papel na escola é talvezrenegar a nossa própria história de aprendizagem. O lúdico favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio dos jogos educacionais, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimada e exercita sua autonomia. A importância do projeto é revelar que a brincadeira, os brinquedos e osjogos são ferramentas e parceiros que desafiam a criança possibilitando as descobertas, portanto, é real afirmar que o jogo, as brincadeiras e o brinquedo são importantes, não só porque a criança fica alegre, mas quando estamos vivendo-o, direta e reflexivamente, estamos indo além da sua representação simbólica de vida.

4 – Objetivo Geral

Demonstrar a importância da inserção do lúdico: jogos,brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil, como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora num exercício do aprender infantil.

5 – Objetivos Específicos

Realizar procedimentos envolvendo instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças. Estimular o potencial lúdico das crianças, através dodesenvolvimento de atividades com brincadeiras, jogos e brinquedos. Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem brincar de forma criativa e prazerosa. Valorizar o jogo, a brincadeira e o brinquedo como metodologia inovadora para melhor aproveitamento das crianças em atividades de animação e integração, promovendo a construção do processo de aprendizagem na educação infantil.

6 – Metodologia

Jogo,...
tracking img