Projeto O Grande Rabanete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema do Projeto:

“Explorando Contos da Literatura Infantil: O Grande Rabanete”






















Turma:

Maternal I A da Escola Municipal Infantil Integral: Belirde kaizer Piccin






















Professoras:

Manhã: Neide Hungaro Ribeiro
Roseli Rodrigues de Moura Vaz

Tarde: Dayane Cristina da Silva Andrade
Lucilaine Machado GregórioIntrodução:

EXPLORANDO CONTO DA LITERATURA INFANTIL: O GRANDE RABANETE, parte do pré suposto de que não é suficiente o contato das crianças com os livros ou histórias acontecer somente na escola.
A vivência de nossos alunos na escola deve ser uma extensão da casa e não vice versa. Contudo nesses tempos modernos se faz necessário o resgate de coisas e situações que aparentemente estão fora demoda e uma delas é a falta de tempo dos pais em fazer uma leitura de um livro ou o de contar uma historia para seus filhos, nossos alunos.
Quem não gosta de ouvir uma historia¿ Quem não se recorda de um conto que ouviu quando criança, contado pelos pais ou professores¿ Ouvir um conto da literatura infantil nos remete aos momentos vividos de criança e que deve ser cultivado e compartilhado entrenossos alunos e seus respectivos pais ou responsáveis.
Percebe-se que as crianças adoram imaginar e criar fantasias. Incentivar e ampliar esse mundo de magia através dos contos infantis com a colaboração dos pais trará a certeza de que a Educação Infantil é vista e tratada como alicerce da educação.
E é a partir dessa interação de pais e escola que os nossos pequenos serão adultos que contribuirãopara um mundo melhor com o que aprenderam prazerosamente nos contos infantis!!!







Justificativa:

A escolha em trabalhar o conto da Literatura Infantil: “O Grande Rabanete”, surgiu por diversos interesses dos professores para desenvolvimento dos trabalhos com os alunos do Maternal I A, pretendendo-se perceber os diferentes níveis de emoção e participação da comunidade escolar num trabalho emconjunto sendo os mais importantes:
Comprometimento dos pais com a escola e seus filhos e maior percepção desses junto ao dia a dia de seus filhos na escola
Amizade, interação, solidariedade, cooperação e divisão de bens junto aos seus pares na escola e na família.
Assim viu-se que proporcionar as crianças um contato mais íntimo com os pais viajando no tempo e reproduzindo as mesmas,contribuir-se-á para o desenvolvimento integral da criança, pois a arte de contar história já se faz presente na escola, contribuindo no desenvolvimento da fala, interação e socialização, portanto nada melhor que o mesmo aconteça em família com os pais ou responsáveis.
Sabe-se que o faz de conta é uma das formas da criança explorar mais profundamente o que vivencia, procurando entender o que aconteceu oucomo as coisas se dão, tanto afetiva como cognitivamente, portanto nada melhor que utilizar esse meio para fortalecer os laços entre pais e escola.







Objetivo Geral:

Oportunizar atividades incentivando os nossos alunos a explorar o faz de conta e a imaginação, percebendo o mundo como ele é, tanto concreta como simbolicamente dentro da escola e estreitando laços juntamente com os pais ouresponsáveis. Buscando sempre contribuir para a formação de cidadãos cientes da moral e bons costumes que regem o nosso viver.



















Objetivos Específicos:

Conhecer o livro: O Grande Rabanete
Participação efetiva dos pais ou responsáveis, diretamente com os seus filhos dentro e fora do ambiente escolar;
Estimular a interação com a história, relacionando-as com os valores éticos e morais,como a solidariedade, a amizade, a cooperação, o dividir e outros;
Incentivar o trabalho coletivo;
Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
Exteriorizar emoções e sentimentos;
Proporcionar um ambiente integrador e estimulador em que a criança será o ator principal no desenvolvimento de sua oralidade;
Ampliar e explorar o vocabulário e sons dos animais;
Contribuir para a organização do...
tracking img