Projeto urbanistico vi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO URBANÍSTICO VI

2011

Resenha – Usos da cidade: Conflitos simbólicos em torno damemória e imagem de um bairro



2011

 Praiade Iracema, não é exatamente uma praia. É um bairro, junto ao mar, que conta com grande concentração de barzinhos e restaurantes na cidade. É ai também que fica um dos cartões postais de Fortaleza: aPonte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com seus elementos culturais, Históricos e sentimentais da cidade. O bairro Praia de Iracema pode servisto como exemplo das disputas simbólicas em torno da memória e da imagem de um bairro.
O bairro Praia de Iracema, emergiu na década de 1920 de classes média e alta da cidade, como alternativa delazer e moradia. Mas devido ao avanço do mar, houve destruição de casas, o que provocou mudanças na função do bairro, cada vez menos era caracterizado como zona de moradia. Nas décadas de 1950 e 1960transformou – se em lugar de boêmios, artistas e intelectuais reunindo segmentos provenientes de classes sociais diferentes. Já em 1990 obras reconstituídas e tombadas deram novo perfil estético aobairro. Paralelamente ao surgimento de bares e restaurantes, seguem – se investimentos arrojados com a idéia de consolidar o bairro como local turístico. Mas com o tempo a presença da classe media foidiminuindo, o que ocasionou o fechamento de galerias, bares e restaurantes. Com isso o bairro passou a ser apontado como influencia negativa, pois a circulação de drogas e a proliferação de prostitutasaumentaram, com elas as reclamações e denuncias da população também.
O governo presenciando isso começou a promover atividades e projetos como “Iracema de todas as tribos” onde buscava atividades...
tracking img