Projeto Transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto











PROJETO INTERDISCIPLINAR
PAZ NO TRÂNSITO DE JACOBINA





ABRANGÊNCIA:
SÉRIES – Educação Infantil, Fundamental I e II, EJA.
ESCOLAS – Todas as escolas municipais de Jacobina
COMPONENTES CURRICULARES – Todos
PROFESSORES ENVOLVIDOS – Todos


DURAÇÃO:
01 mês




JACOBINA - BA
1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

A necessidade de locomoção é algo inerente à vidahumana, além de ser um dos direitos básicos de todo cidadão, garantido pela Constituição.
Nas sociedades atuais, esse direito básico muito tem sido negligenciado pela própria população. Essa afirmação se comprova, através dos noticiários e dados estatísticos que mostram números altíssimos de acidentes no trânsito em todo país, inclusive ceifando muitas vidas, com número de mortos comparados aospaíses em guerra.

Atualmente, se percebe uma dualidade quando o assunto é trânsito, pois encurta distâncias, aproxima pessoas, em tempo que, também promove muitos malefícios próprios dessa modernidade: engarrafamentos, poluição, estresse, atritos entre as pessoas dificultando a convivência social, além dos inúmeros acidentes com vítimas fatais, ou deixando sequelas que comprometem a qualidadede vida das pessoas.

Sabendo do importante papel transformador da Escola e dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo na solução desses problemas.
Assim, propomos esse “Projeto Paz no Trânsito de Jacobina”, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativasdas Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes, como agentes multiplicadores, com o objetivo de alcançar os adultos e transformar essa realidade.

2. OBJETIVOS:

GERAL:
Despertar a consciência da população para a necessidade de uma educação no trânsito que garanta a todos o direito básico de ir e vir, sem que isso ofereçariscos à sua vida e a vida dos demais, com vistas a reduzir o número de acidentes de trânsito em nosso município.


ESPECÍFICOS:
Promover a integração dos alunos e professores com a comunidade em seu entorno;
Desenvolver material para divulgação de ações de conscientização das leis do trânsito:
Incentivar o aluno ao protagonismo, despertando-o para a importância de açõessociais educativas para o trânsito;
Promover ações interdisciplinares;
Promover ações inclusivas;
Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc;
Conhecer a historia dos meios de transportes;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
Registrar comportamentos dos motoristas epedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
Confeccionar material informativo, a partir de dados levantados pelos próprios alunos.

3. METODOLOGIA

Matemática: Os alunos criam problemas envolvendo números de casos de acidentes registrados nos últimos 05 anos. Observar se houve aumento oudiminuição do número de acidentes, através de gráficos feitos pelos alunos. Gastos com a recuperação da saúde dos acidentados no trânsito. (Pesquisar dados com a Secretaria de Saúde, Polícia Rodoviária e SMTT.)
Ciências: Quais os principais problemas de saúde e seqüelas causadas por acidentes no trânsito em Jacobina? Quais as conseqüências desses acidentes na qualidade de vida do jacobinense?
Português:Leitura e interpretação de diversos tipos de textos, recortar notícias sobre acidentes no trânsito e colocar no mural, além de produzir textos, debates, dramatizações, teatro de fantoches, entrevistas, criação de paródias, canções e poemas, cartilhas, panfletos.
Geografia: Quais as ruas ou bairros onde se registra maior número de acidentes? Quais os distritos e povoados com maior número de...
tracking img