Projeto sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
SUSTENTABILIDADE :UMA ADMINISTRAÇÃO CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E LUCRATIVA

JUSTIFICATIVA

É fundamental as empresas que valorizam seu papel diante da sociedade possuírem projetos de sustentabilidade ambiental. É aplicável em todos os níveis hierárquicos e deve ser integrado á cultura corporativa para o beneficio de todos os envolvidos. Não basta apenas realizar projetos de sustentabilidadeambiental, é necessário comunicar a importância de sua pratica e conscientizar a sociedade da sua relevância, das ações necessárias e de benefícios possíveis.
Conscientizar a empresa e a sociedade de que preservar o meio ambiente e contribuir socialmente, garantem lucratividade, redução de desperdício, boa imagem e um futuro mais promissor para as novas.
Portanto este projeto visa á satisfaçãodas necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras, juntando preservação e melhor custo beneficio para as empresas e a sociedade.

OBJETIVO GERAL

Educar a sociedade em suas ações, estabelecendo limites de consumo, envolvendo não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretos e com materiais que não agridem o meioambiente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Observar e mudar atitudes;
Saber usar conscientemente os recursos naturais;
Analisar estratégias de desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.

PROBLEMA

Como o pensamento sustentável dentro das organizações podem nos ajudar a resolver os atuais problemas ambientais e sociais no planeta?

HIPÓTESE

A preocupação com a sustentabilidade veio para ficar.Um dos motivosé o bom e velho capitalismo, que descobriu que dá para ser ecológico e ter mais lucros ao mesmo tempo.A onda de preservação esta em todos os lugares, na TV, nas lojas, na moda , na tecnologia, quando se vai comprar um carro, nos e-mail corporativos com uma frase que diz mais ou menos assim “respeite o ma biente,evite imprimir este e-mail “.Ser ecologicamente correto agora da lucro, isso acontecepor varias razões, e uma delas é que poupar recursos, alem de crucial para preservar o planeta, acaba sendo também uma boa forma de melhorar a produtividade e obter lucros.

MARCO TEÓRICO DE REFERÊNCIA

A expressão “desenvolvimento sustentável” é muito nova – Foi dita pela primeira vez em 1979, durante o Simpósio das Nações Unidas sobre Interrelações de Recursos, Ambiente e Desenvolvimento, emEstocolmo. Antes disso, em 1973, já se havia usado o termo Ecodesenvolvimento, que não pegou.
A preocupação publica pelos problemas de deterioração ambiental tem crescido continuamente desde meados da década de 1960. Como produto dessa preocupação publica pela deterioração ambiental emergem e desenvolvem-se ,organizações não governamentais e grupos comunitários que lutam pela proteçãoambiental,agencias estaduais encarregados de proteger o ambiente, grupos e instituições cientificas que pesquisam os problemas ambientais ,um setor de administradores e gerentes que implementam um para paradigma de gestão dos processos produtivos baseando na eficiência no uso dos materiais ,na conservação da energia , na redução da poluição e no controle total da qualidade ,um mercado consumidor verde quedemanda entre outras coisas alimentos de uma agricultura orgânica , automóveis e eletrodomésticos de alta eficiência energética , papel reciclado, recipientes reutilizáveis , produtos que tenham sido produzidos usando tecnologias limpas e a partir de matéria prima produzida de modo sustentável .(HOGAN,1995.pag.75)

O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica. Odesenvolvimento sustentável não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social, mas a uma estratégia ou modelo múltiplo para a sociedade, que deve levar em conta tanto a viabilidade econômica como ecológica.

É pela ênfase da questão ambiental como uma oportunidade de lucro que poderemos controlar melhor os prejuízos que temos causado ao meio...
tracking img