Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Campus do Sul e Sudeste do Pará
Faculdade de Geografia - FG






FICHAMENTO



Atividade apresentada como requisito avaliativo da disciplina Teoria Regional e Regionalização, ministrada pelo Profª Ms. Marcos Alexandre, elaborado pelo discente: Válber Costa dos Santos Matricula: 11457003007







Marabá-PA, 16 de Novembro de 2011UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Campus do Sul e Sudeste do Pará
Faculdade de Geografia – FG


Idéia central da obra:
Mostrar o regionalismo nordestino e as influencias das elites nessa região e suas possíveis configurações com o poder central e a periferia.
Informações sobre o auto:
Iná Elias de Castro é uma geógrafa política brasileira que estuda os vínculos entre território e representaçãopolítica. Em 1976 obteve o título de Mestre em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com um trabalho sobre disparidades espaciais no Brasil, sob a orientação de Lysia Cavalcanti Bernardes. Desde 1979 leciona Geografia na mesma universidade. Em 1989, ela fez seu Ph.D. em Ciência Política no Instituto de investigação de Rio de Janeiro (IUPERJ-Tec) sob orientação de Sérgio AbranchesHenrique com um trabalho sobre o Nordeste brasileiro. De 1990 até 1991, ela fez um Pós-Doutorado na Universidade de Paris-Descartes.

Objetivos:
Mostrar as formas como foram feito o regionalismo nordestido e as suas e as influencias das elites regionais.
Palavras-chave:
Região, regionalismo, elite, periferia, centro.




Região
Território de ação política
“Sendo o espaço produzido pelasrelações sociais que ocorrem sobre uma base territorial concreta, o território é um condicionante inescapável dessas relações e das inovações que elas propõem” (P. 29).
O território é uma unidade da geografia, mas também uma unidade social e política.
“Como nossa questão central é política, porém contextualizada no espaço regional, é necessário estabelecer o conceito região que possibilite umrecorte seguro para a análise do fato político de base regional” (P.32).
O espaço é produzido pela sociedade e a região é o espaço da sociedade local e interagindo com a sociedade global, mas interagindo diferentemente. A região e a expressão da diferença do da produção do espaço, as diferenças se combinam, mas continuam com diferenças.
“A região é, então, uma fração estruturada do território. Porconstituir uma estrutura, a região possui uma identidade que permite diferenciá-la do seu entorno” (P. 32).
A personalidade da região permite a sua delimitação a partir de suas especialidades que é concreta, observável e delimitável ainda é dinâmica e historicamente interage com o social e territorial.
“A organização política do território impõe, portanto, a percepção de uma nova escala regionalque pode incluir diferentes “regiões de vivencia” ou subdividi-las” (P. 34).
A divisão do território fica conta dos Estados Nacionais e por questões políticas administrativa.
“Neste quadro, dois níveis parecem existir no território dos Estados Nacionais: aquele administrado politicamente pelo poder central mediante os instrumentos de intervenção no espaço, e aqueles cujos interesses específicosse confrontam com a tendência homogeneizadora do poder do estado” (P. 34).
O primeiro é uma configuração federalista que é usada para reduzir conflitos, o segundo tem se conflitos de regionalismo que esta os interesses particulares e da sociedade civil. Podemos falar que no primeiro caso temos as regiões políticas e no segundo as de vivencias ou de identidade territorial.
RegionalismoExpressão política da região
Embora a Região Nordeste, oficialmente configurada para a atuação de órgãos de femento, possa ser, à primeira vista, confundida com uma “região plano”, cuja delimitação é tecnicamente definida para a aplicação de uma história regional indica claramente que esta seria uma conclusão superficial e apressada” (P. 36)
Ela é construção histórica é afirmada pelos seus principais...
tracking img