Projeto sala de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

SALA DE LEITURA



“(...) a pessoa inteligente dirige a sua conduta mediante projetos, e isso permite-lhe aceder a uma liberdade criadora.” (...) Criar é submeter as operações mentais a um projeto criador” (Teoria da Inteligência Criadora, José Antonio Marina, Editorial Caminho, Lisboa, 1995, p.168.)










PÚBLICO ALVO


Alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio.JUSTIFICATIVA


A criação de bibliotecas e/ou salas de leitura é um excelente apoio para suprir as necessidades de conhecimento dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Considerando que muitos estudantes não apresentam o gosto pela leitura e nem fazem ideia de que o mesmo pode elevar a qualidade intelectual e possibilitar a eles uma variedade de conhecimentos, é interessante eimportante que seja adotada uma metodologia eficiente para o efetivo funcionamento da sala de leitura, a fim de que haja a possibilidade de alcançar o maior número de interessados em ler.
A leitura se constrói através de um longo processo onde sujeitos desejam encontrar nela uma possibilidade de interlocução com o mundo, espera-se que o professor atuante na sala de leitura,seja um agente fundamental na mediação entre alunos e material, um impulsionador e guia no sentido de um contato cada vez mais intenso e desafiador entre o leitor e a obra a ser lida.
Entendemos leitura como um dos caminhos de inserção no mundo e de satisfação de necessidades amplas do ser humano (estéticas, afetivas, culturais, além das intelectuais), assim este projeto Sala de Leitura foielaborado com a intenção de superar problemas como a concepção de espaço na biblioteca, sempre divulgado como lugar de pesquisa e silêncio, a visão utilitarista das linguagens – onde é privilegiado apenas seu domínio técnico – no sentido da compreensão de que estas constituem produções humanas e, como tal, são passíveis de manipulação, construção, desconstrução e reconstrução.


OBJETIVO GERALOrientar os alunos sobre a leitura como prática importante para a construção e aquisição do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar a leitura pelo prazer de ler; motivar a pesquisa; desenvolver a habilidade de interpretar; desenvolver o raciocínio; oferecer aos alunos informações atualizadas e específicas ao seu conhecimento; conscientizar o aluno sobre a importância do hábito deleitura; orientar os usuários da Sala de Leitura para a importância da manutenção e conservação do material bibliográfico.

METODOLOGIA (estratégias)

A intenção é criar metodologias para a formação do gosto pela leitura como por exemplo:

• Ler histórias para os alunos;
• Disponibilizar e dar acesso para os alunos, aos diversos livros de leitura que a Escola possui;
• Motivara leitura em qualquer outro ambiente;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Facilitar o acesso para o professor a todos os recursos didáticos que possam vir a enriquecer as aulas;
• Incentivar a realização de peças teatrais.



DESENVOLVIMENTO (ações)

Ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor. É ainda “suscitar o imaginário, é ter a curiosidaderespondida, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É cada vez ir se identificando com outra personagem (...) e assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas...” (ABRAMOVICH, 1989:17). Indo além, diria que ouvir histórias é viver, viver emoções diferentes como alegria, tristeza, medo, insegurança, tranqüilidade. É ouvir, sentir e enxergar comos olhos do imaginário. Portanto receber os alunos da Escola, na biblioteca, para o momento da Leitura, de compartilhar textos e até experiências de leitura, é imprescindível para fomentar o gosto pela mesma. Como diz Ezequiel Theodoro da Silva, “todo o bom leitor é consequência da atmosfera reinante no seu contexto social, principalmente daquela presente na escola e na biblioteca”.
É...
tracking img