Projeto reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Luxo do Lixo”

INTRODUÇÃO

* O que é poluição?

Poluição é todo o tipo de contaminação do meio ambiente de forma a degradar a sua composição natural, existem muitos tipos de poluição e várias ações, principalmente humanas, de se poluir o meio ambiente, normalmente ocorre poluição pela liberação de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, porelementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, entre outros, que polui a  atmosfera, as águas e também o solo. A poluição prejudica o funcionamento dos ecossistemas, que chega a matar várias espécies de animais e vegetais, como também a vida do ser humano, pois dependemos dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobrevivermos com qualidade de vida e de saúde.
O ambiente urbano é umdos mais poluídos, nele ocorrem vários tipos de poluição: sonora, visual, atmosférica, lixo, esgoto, etc. Uma das principais poluições que causam grande degradação ao meio ambiente e ameaça ao ser humano são os resíduos sólidos. Poucas cidades dispõem de aterros sanitários apropriados e raríssimas são as que possuem usinas de tratamento. A maioria das cidades deposita o seu lixo em lixões, queservem de fonte de renda para muitas pessoas.
Nesses lixões, além do resíduo doméstico, podem ser encontrados lixos hospitalares, podendo haver contaminação com agulhas, remédios vencidos que poderão causar vários danos à saúde; lixo tóxico como pilhas e baterias que contêm metais pesados como o chumbo, mercúrio e cádmio em seus produtos. Estima-se que cada bateria ou pilha depositada de formainadequada contamine uma área de um metro quadrado.

* O que é lixo?

A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado para o fim que se destina. Uma folga de papel usada, uma lata vazia, tudo isso pode ser considerado lixo, ou não.
O lixo pode ser classificado de várias formas, basicamente de lixo orgânico e inorgânico. O lixo orgânico é aquele que se decompõefacilmente e que a natureza transforma como o papel, madeira, resíduos humanos, etc. Porém mesmo o lixo orgânico precisa ser tratado antes de ser jogado na natureza, pois o lixo causa doenças. O lixo inorgânico é um conceito mais complexo, pois todos os elementos que não se decompõe ou são produzidos artificialmente pelo homem são classificados como lixo inorgânico. São exemplos clássicos o plástico, ovidro, os metais e as ligas.

“PARA ONDE TUDO ISSO VAI?”

Lixões – depositados diretamente no solo, podendo contaminar nossas águas – 88%
Aterros Sanitários – método adequado de destinação, que protege o meio ambiente –10%
Encaminhamento para reciclagem – 2%

Nós podemos mudar esses números, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando 3 Regras:

Reduzir: gerar menos lixo evitandodesperdício Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever.

Reutilizar: usar o resíduo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utiliza-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos.

Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Ex: O plástico usado em bolsas e soro pode dar origem a canos de PVC.

* Oque é reciclagem? Quais as suas vantagens?

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novosmateriais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona...
tracking img