Projeto reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professora organizadora: Carla A. M. Lima
Turma: 1° ano "C"
Ano de 2010
JUSTIFICATIVA
Diante da imensa carga de sucata que são jogados aleatoriamente na natureza toneladas que empobrece cada vez o nosso planeta.
Partindo dessa idéia o reaproveitamento vem mostrar que o lixo pode se, transformar, em brinquedos, objetos de forma prazerosa sem custo.
Para tanto o principal objetivo é dar acada criança oportunidade de desenvolver a sua habilidade motora, intelectual e social.
Objetivo Geral
Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita.
Objetivos Específicos.
Desenvolver a criatividade.
Desenvolver a coordenação motora e suahabilidade.
Fundamentação teórica


O lixo nosso de cada dia


Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz aomeio ambiente?



A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.


O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e paísesindustrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.


Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pelanatureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.


O lixo que produzimospode ser classificado em quatro grupos :


(1) Lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas;
(2) Lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.;
(3) Lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e


(4) Lixo hospitalar,produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.



O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.


Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais:


(a) aterro sanitário,
(b) incineração,
(c) reciclagem


(d) compostagem.



O “ aterro sanitário”é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.


A “ incineração” consiste na queima controlada dolixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de...
tracking img