Projeto ptfe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Após muitas pesquisas na área de ciências dos materiais, os membros do grupo, selecionaram como sendo um tema pouco debatido na indústria e no meio acadêmico: O estudo das propriedades e características do Politetrafluoretileno (PTFE), polímero mundialmente conhecido como teflon®, marca registrada da DuPont. (SINA EBNESAJJAD, PRADIP R. KHALADKA, 2005).O uso de polímeros de fontes não renováveis pelas indústrias é um fator intrínseco em diversos processos produtivos, os materiais disponíveis muitas vezes são sub-aproveitados ou inadequados à aplicação por falta de conhecimento técnico, além disso, os projetos de produtos apresentam custos de investimentos elevados, além de uma tecnologia específica para cada tipo de polímero, o que inviabiliza amaioria das aplicações principalmente em empresas de pequeno e médio porte, resultando no direcionamento inadequado do resíduo industrial no final da produção.
Atualmente o campo de aplicação do PTFE está ligado à proteção contra a corrosão, em virtude de sua inércia química a quase todos os solventes e substâncias químicas industriais. A utilização da melhor tecnologia passa,necessariamente pelo conhecimento, dos profissionais da indústria química, da sua existência, abragendo o acesso e disponibilidade dos materiais mais indicados com maior eficiência. (SINA EBNESAJJAD, PRADIP R. KHALADKA, 2005).
O presente trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades físico-químicas e mecânicas correlacionando diretamente as diversas aplicações do PTFE como, porexemplo: Revestimentos de válvulas e tubulações, aditivos em tintas e graxas, anéis de pistão de amortecedores, peças do sistema de freio e câmbio, bombas de óleo, cabos elétricos, anéis selos compressores e como revestimento em panelas (a aplicação mais difundida).
Neste sentido, inicialmente será estudado as principais propriedades do PTFE, permitindo melhor conhecimento a seu respeito,possibilitando seu emprego com maior consciência. Uma vez que não existe a fabricação do PTFE no Brasil até o momento e a literatura em português sobre o assunto é restrita.












2. PROBLEMA


Quais são os diferenciais do PTFE comparado a outros polímeros de alta performance?
































3. JUSTIFICATIVAO PTFE está presente em produtos domésticos que usamos no nosso cotidiano, indo de camada antiaderente de nossas panelas e utensílios culinários ao impermeabilizante que cobre as roupas que vestimos, sendo utilizado largamente pela indústria automotiva, química, aeronáutica, petroquímica entre outros, em aplicações criticas, em que outros polímeros não poderiam ser utilizados.Após a descoberta do PTFE pela DuPont o seu uso ficou restrito a indústria bélica, no período da II Guerra Mundial, como revestimento do equipamento utilizado para enriquecimento do gás hexafluoreto de urânio U-235 para o Projeto Manhattan, projeto que desenvolvia a bomba atômica, com o término da guerra o seu uso foi difundido principalmente para o uso doméstico e industrial químico(SINA EBNESAJJAD, PRADIP R. KHALADKA, 2005), porém todas as aplicações mencionadas são restritas por elevada necessidade de energia, geração de subprodutos ou resíduos tóxicos e custos elevados.
Esses são fatores relevantes que estão sendo levados em consideração pela indústria, em contrapartida, a aplicação consciente deste polímero permite longevidade às peças técnicas produzidas,baixando custos de manutenção devido à redução na corrosão de equipamentos e o seu desgaste prematuro.















4. OBJETIVOS


• Conhecer as propriedades química, físicas e mecânicas do PTFE.

• Estabelecer os pontos positivos e negativos do uso do PTFE comparando com outros polímeros.

• Entender como o PTFE pode ser melhorado com a adição de...
tracking img