Projeto pesquisa ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. IFRS- INTERNACIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS

2.1. HISTÓRICO

No 10º Congresso Mundial dos Contadores, em 1972, foi sugerida a criação de um comitê de pronunciamentos contábeis e em 1973, ocorreu a criação do Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade – IASC (International Accouting Standards Committee), criado pelos organismos profissionais de contabilidade de 10 países,sendo uma fundação sem fins lucrativos. O objetivo deste comitê era a criação de normas contábeis internacionais mundialmente aceitos.

Os primeiros pronunciamentos contábeis publicados foram chamados de IAS (International Accouting Standard – Normas Internacionais de Contabilidade), que desde a sua criação até o presente ano, foram editados 41.

Em 1997, o IASC criou o SIC (StandingInterpretations Committee – Comitê Permanente de Interpretações do IASC), tendo como função de publicar interpretações sobre repostas as dúvidas dos usuários.

Com a criação do IASB (International Accounting Standards Board – Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), tendo inicio em 2001, aonde veio para assumir o papel do IASC, sendo que a partir de então os pronunciamentos das normas seriamchamados de IFRS (International Financial Reporting Standard – Normas Internacionais de Informações Financeiras). O IASB veio com o objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação de novos pronunciamentos internacionais, demonstrando a vontade de transformação progressiva dos pronunciamentos contábeis a fim de responder a crescente expectativa dos usuários de relatórios financeiros uniformes(analistas, investidores, instituições, etc...).

Em março de 2004, muitas normas foram editadas pelo IASB, inclusive a IFRS 1, que define os princípios a serem respeitados pelas empresas no processo de conversão e primeira publicação de demonstrações financeiras em IFRS. As empresas européias, já praticam as novas normas desde 2005, em 31 de dezembro de 2008 se encerrou o período deadaptação e no ano de 2009 entrou em vigor as normas e padrões do IFRS, obrigando as empresas de capital aberto a divulgação destes demonstrativos padronizado internacionalmente. Os bancos então passaram a poder exigir das empresas estas demonstrações em conformidade com as normas do IFRS.

2.2. A CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Em relação à evolução dos negócios mundiais no início deste século, nota-sea existência de grandes fluxos de capitais não apenas financeiros, mas também humanos e de conhecimento ao redor do planeta. Neste cenário, Weffort (2005, p. 19) reconhece a contabilidade como ferramenta de gestão essencial para a criação e manutenção de empreendimentos nas modernas economias mundiais, sendo que a contabilidade internacional ganha destaque como resposta às mudanças deste novo edinâmico mercado.

Quanto aos fluxos financeiros de capitais entre os países, Carvalho, Lemes e Costa (2006, p. 14), identificam que:

Investidores, dados seus apetites para risco, estão ávidos por oportunidades de investimento; os investidores avessos ao risco buscam oportunidades de ganhos modestos, mas no tempo virtualmente sem volatilidades. Os investidores amantes do risco buscamoportunidades de ganhos mais polpudos em prazos mais curtos. Ambos são protagonistas reais e presentes no jogo econômico no mundo de hoje, e ambos têm seu espaço legítimo.

Assim, nota-se que os excedentes de poupanças e a movimentação de capitais entre diversos países despertaram a busca por uma harmonização das normas e práticas contábeis em uma escala mundial, uma vez que o objetivo é a redução dasincertezas de investimento. De fato, convém observar que os relatórios contábeis devem transmitir confiabilidade, pois, informações elaboradas em um determinado país, são analisadas em outras nacionalidades por possíveis investidores (MADEIRA, 2004, p. 78).

Nesse sentido, Carvalho, Lemes e Costa (2006, p. 15) destacam que "a contabilidade internacional surgiu para minorar as agruras de...
tracking img