Projeto namorar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DO PROJETO MEIO AMBIENTE

1ª ETAPA: PESQUISA

Pela abrangência do tema meio ambiente e pela maneira como ele mobiliza as pessoas, a escola deve dividi-lo em várias frentes de estudo.

• Uma opção é tratar da questão do lixo e resíduos industrial, acabando o serviço municipal de coleta, o zelo e o cuidado da poluição com os detritos e a destinação dada pelo município a todo omaterial coletado.

• Outra possibilidade é abordar aspectos de reciclagem, reutilização de materiais e compostagem orgânica.

• Também é possível partir dos recursos ambientais – como água, vegetação, solo, energia – fazer vários desdobramentos sobre sua utilização no município.

• Um tema muito importante é o que a escola pode fazer ou está fazendo para prevenir as emergênciascausadas por desastres como seca, enchentes, deslizamentos.

2ª ETAPA: DESDOBRAMENTO DA PESQUISA

A depender dos resultados da pesquisa, a escola selecionará um ou mais desdobramentos, como os apresentados abaixo.

Água – Saber o local de origem da água, o percurso que faz até a escola e as casas, a forma de tratamento, os reservatórios e o processo de limpeza dos ambientes escolares. Éimportante discutir se a água é de qualidade, se é suficiente para a demanda da escola e de que forma pode ser economizada. Pode ser feito um estudo mais amplo sobre a água do município, rio e riachos, reservatórios, formas de abastecimento, estações de tratamento, etc.

Água na escola – Produzir maquetes sobre o percurso da água que abastece a escola. Fazer desenhos, histórias em quadrinhos ediversificar a produção de textos. Verificar se há água disponível nos banheiros da escola, se a limpeza é conservada pelos alunos e se os banheiros funcionam regularmente.

Vegetação – Buscar dados sobre o clima, solo, fauna e flora da região. Comparar com a vegetação de outras regiões. Realizar aulas de campo para observação e experiências práticas. Pesquisar o impacto ambiental mais avançado nomunicípio, suas causas e soluções para reduzi-lo.

Reservatórios de água - Analisar os tipos de reservatórios. Observar as formas geométricas e calcular o volume de cada um. Avaliar o tipo de material usado em sua construção, pesquisar seu custo e compará-lo com o de outros reservatórios. Averiguar os tipos mais construídos no Semiárido e o motivo da opção. Verificar no município as cisternas para oconsumo humano, como funcionam e em que locais. Verificar como são os reservatórios de água do município e das comunidades, sua capacidade e a qualidade de água que armazenam.

Chuvas – Estudar a média de precipitação da chuva no município. Verificar os meses em que as chuvas são mais freqüentes. Elaborar gráficos e tabelas com esses dados. Identificar as conseqüências da falta ou do excesso dechuva; que impacto isso tem na vidas das pessoas; que atitudes da comunidade favorecem a seca e as inundações; o que pode ser feito para prevenir essas emergências.

Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-Vida) – Discutir a importância da COM-Vida e de suas atribuições. Checar se a escola tem COM-Vida e sua própria Agenda 21. Se sim, revê-la e identificar necessidades deações mais amplas ou específicas. Se não, formar a comissão e elaborar a Agenda 21 da escola. Procurar a Secretaria de Educação ou a Comissão Municipal Pró-Selo e solicitar o material de orientações do MEC para criação da Agenda 21. Propor uma visita da COM-Vida ao Conselho de Meio Ambiente do município e identificar suas propostas para dividir os impactos ambientais. Agendar reunião com representantesda COM-Vida de outras escolas para debater a superação dos problemas ambientais da comunidade. Mais informações sobre COM-Vida e Agenda 21 no site: www.mec.gov.br.

Hortas – Pesquisa sobre hortas suspensas e principalmente sobre as que utilizam pouca água ou reutilizam. Planejar a construção de uma horta com os alunos, dividindo responsabilidades. Estudar a cultura de hortaliças – tempo e...
tracking img