Projeto multidiaciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




PROJETO MULTIDICIPLINAR II
Djalma Silveira





Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Rodrigo Medeiros.Brasília 2012
1 História do lúdico na educação





A utilização de atividades lúdicas no processo educacional não é uma novidade na história da humanidade.


O lúdico está presente na pedagogia desde a Idade Média, quando Carlos Magno (por volta de 742-814) fundou em seu palácio um centro de ensino e confiou sua direção ao filósofo e pedagogo chamado Alcuíno que era ohomem mais sábio da sua época. Alcuíno por sua vez utilizava como método de ensino diálogos cheios de enigmas, brincadeiras e piadas, pois acreditava que o ensino deveria ser acima de tudo divertido, e por isto ele e outros mestres daquela época instruíam seus alunos de maneira informal e lúdica.


2 Os pensadores e o lúdico



2.1 Jean Piaget:
. Ao longo de seu trabalho,Piagetassumiu, o desafio de construir uma teoria do conhecimento baseada na biologia sem que as especulações filosóficas estivessem ancoradas na pesquisa empírica. O elo que Piaget encontrou entre a filosofia e a biologia foi a psicologia do desenvolvimento.


A elaboração da teoria explicativa da gênese do conhecimento no homem levou Piaget a formular propostas teóricas e metodológicasinovadoras quanto à natureza dos processos de desenvolvimento da criança e que contrariavam as teses do inatismo-maturacionismo e do comportamentalismo.


No período de 1921 a 1925, Piaget concentrou-se na coleta de dados que permitissem esboçar os princípios e os fundamentos de sua teoria do conhecimento. Abordou temas gerais, como a relação entre pensamento e linguagem (1923), odesenvolvimento, na criança, do julgamento e do raciocínio (1924), da representação do mundo (1926), da casualidade física (1927) e do julgamento moral (1927). Esses estudos foram retomados, revistos e aprofundados ao longo das décadas seguintes.
No período de 1925 a 1931, com o nascimento de seus três filhos, Piaget dedicou-se à observação meticulosa do desenvolvimento dos bebês, elaborando análisessobre a construção do real e o desenvolvimento da inteligência.

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos 2 anos, ela evolui do estágio sensório-motor, em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos como sugar a mamadeira e o pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve,para o pré-operatório. Nessa etapa, a criança se torna capaz de fazer uma coisa e imaginar outra. Ela faz isso, por exemplo, quando brinca de boneca e representa situações vividas em dias anteriores.

PIAGET (1973) mostra claramente em suas obras que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem odesenvolvimento intelectual.


2.2 Lev S. Vygotsky:


Lev S. Vygotsky (1896 – 1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielo-Rússia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, aos 37 anos.


Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processosócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.


O indivíduo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. Em sua evolução intelectual há uma interação constante e ininterrupta entre processos internos e...
tracking img