Projeto meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACIG.Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu

Cristiane Felix de lima
Cristiane Maria Souza Coelho
Cacilda
Geane Felix
Luciana Teixeira
Ronaldo Pereira de Azevedo
Vera Lúcia
Verônica Alves Damascena








TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escola municipal Yara Ribeiro de Vasconcelos
BEIRA MAR II







Igarassu
2011

Cristiane Felixde lima
Cristiane Maria Souza Coelho
Cacilda
Geane Felix
Luciana Teixeira
Ronaldo Pereira de Azevedo
Vera Lúcia
Verônica Alves Damascena

TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escola municipal Yara Ribeiro de Vasconcelos
BEIRA MAR II

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu-Pe, como requisito para a obtenção e avaliação de habilidades desenvolvida nadisciplina Educação Ambiental, no 4º período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia/2011. .

Orientador: Marcos Carneiro

Igarassu
2011

DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
EPÍGRAFE
O trabalho desenvolvido com educação ambiental nas escolas deve ser visto para além do cumprimento de um dispositivo legal. Deve ser visto pelo seu valor como componente essencial para a formação de nossos alunos.(BARROS, Maria de Lourdes, 1996)

RESUMO

O trabalho aborda questões relativas a sensibilização para a preservação do meio ambiente envolvendo as várias características para a realização desse processo.
A pesquisa caracteriza os controles regionais de recursos naturais da comunidade e a atuação da escola a favor da sua comunidade.
Prevê o estabelecimento de propostas para que se alcancem metaspara melhoria dos aspectos ambientais abordados.
Palavras chaves: Sensibilização, Meio Ambiente, Controles Regionais, Recursos Naturais.

ABSTRACT

The work addresses issues related to awareness of the preservation of the environment surrounding the various features to achieve this process.
The study characterizes the regional control of natural resources of the communityand school activities for their community.
Provides for the establishment of proposals intended to achieve targets for improving the environmental aspects addressed.

Keywords: Awareness, Environment, Regional Control, Natural Resources.

INTRODUÇÃO
A educação tem o compromisso de formar uma sociedade de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades, transformadores da própria sociedade. Nestecontexto, a educação ambiental vem firmar valores e ações que contribuem para a construção de uma sociedade justa e equilibrada.
A escola como principal responsável pela educação deve agir junto à comunidade a qual faz parte, na conscientização dos cuidados com o meio ambiente, sua conservação, gerando sustentabilidade através de sua ação educativa.
A Educação Ambiental é um ato político, baseadaem valores para a transformação social, tendo o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, partindo de uma perspectiva holística, enfocando a relação ser humano com a natureza, preparando-os para buscar soluções para as crises que ameaçam o futuro do planeta.
O conhecimento da comunidade onde a escola está inserida, seu entorno, suas dificuldades e problemas, são de sumaimportância para a elaboração de um currículo que permita a escola trabalhar as questões socioambientais e fomentar as transformações necessárias. Porém, tais transformações dependem da ação conjunta entre comunidade, escola e poderes governamentais, conforme verificamos neste tratado.

METODOLOGIA

Este tratado é fundamentado pela realização de pesquisa de campo onde foram coletados dados sobrea comunidade Beira Mar II e a Escola Yara Ribeiro de Vasconcelos, assim como conversa com morador da comunidade e com a gestora da escola, utilização de recursos de mídia fotográfica e observação direta da escola, seu entorno e parte do mangue e comunidade.
Objetivou-se detectar possíveis problemas de ordem comunitária, que implicam na qualidade de vida tanto no ambiente escolar como na...
tracking img