Projeto literarura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO LITERARURA
“OUVIR E FALAR”


A linguagem é o instrumento básico no processo de comunicação. Compreender dois aspectos: ouvir e falar. Para adquirir esses dois mecanismos, interpretar oque ouve e responder com clareza devemos oportunizá-la a participar de situações em que ela é estimulada a falar. Há atividades que ajudam a criança a enriquecer seu vocabulário e que estimulam suaparticipação verbal no grupo, desenvolvendo sua capacidade crítica: conversas informais, jornal falado, hora da surpresa ou novidade, fantoches, dramatizações, brinquedos imitativos, jogos de palavras,rimas, poesias, histórias lidas ou contadas com auxilio de ilustrações manuseio de livros de literatura infantil, etc.
Recursos para desenvolvimento da linguagem: gravuras, histórias lidas, contadas,mudas. Essas atividades são excelentes meios preparar as crianças para o exercício de falar e ouvir.
5 – Objetivos:
Saber ouvir e falar;
Conhecer e interpretar diferentes tipos de texto;
Comportextos coletivos e individuais;
Trabalhar com poesia;
Estimular a criatividade da criança;
Desenvolver habilidades como: interpretar, contar histórias, montar cenários, fantoches, etc...
6 –Desenvolvimento:
Apresentar aos alunos diversos tipos de textos para eles descobrirem diferenças e semelhanças, discriminar e interpretar. O professor poderá utilizar vários recursos para as apresentaçõesatravés de leitura de histórias infantis, histórias em quadrinho, DVDs estimulando os alunos à leitura, produção de textos, teatro, confecção de fantoches, cenários, dramatizações de histórias lidasou ouvidas, confecção de livrinho de história, poesia , etc.
A “hora de ouvir história” deverá ser um momento envolto em magia para aguçar o raciocínio da criança deve ser um ambiente arejadoe silencioso, onde a imaginação floresça.
7 – Recursos:
Físico: sala de aula, patio da escola.
Materiais: livros de história, vídeos, folhas de sulfite, canetinhas, lápis de cor, tesoura,...
tracking img