Projeto: jogos interclasses aesa essa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – AESA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE – ESSA

PRATIVA PEDAGÓGICA V

Alunos: Sandro Carvalho, Vanessa Laryssa, Eudjan José, Eriko Marllon e Paula Rian. Professora: Gina Guimarães 5º Período de Educação Física

Arcoverde - 2010

I JICONOV -2010 “Não existe a Educação Física em oposição ou associação à educação moral ou espiritual. Existenada mais que uma, a educação total, que envolve o jovem integralmente, na qual o físico, moral e o espiritual estão tão estreitamente unidos que não se pode separá-los pois pertence uns aos outros.” (autor desconhecido).

OBJETIVOS: O objetivo dos jogos inter-classes é promover a integração educativa, buscando o reencontro, pela participação permanente, dos elementos pedagógicos e culturaisemergentes do meio social, por meio dos vários aspectos encontrados nas praticas e vivências esportivas. Esta competição pedagógica deverá ser em torno de maximizar os aspectos positivos e minimizar os efeitos negativo, referentes aos valores de humanização, nas relações interpessoais, a busca pelo equilíbrio entre as relações de prática e resultado, o valor sócio-cultural na coexistência, são aspectosimportantes a serem acentuados (SCAGLIA; MONTAGNER; SOUZA, 2001).

JUSTIFICATIVA: É fato que as atuais competições dentro das escolas são observadas alguns aspectos que contribuem para uma cultura do modelo de esporte de rendimento como: A ausência de princípios e procedimentos pedagógicos claros e específicos às características do grupo escolar e da escola; argumentos e procedimentos docentesmarcadas por elementos antipedagógicos. Comprovamos ainda a existência de um conceito voltado para educabilidade do sujeito, sendo imprescindível, por parte do educador físico, uma reflexão sustentada na ação e uma ação mantida na reflexão, para ser capaz de romper com esse modelo alienante e obsoleto de competição. Portanto, criar-se-á um ambiente facilitador de relações sociais, sustentado porprincípios e procedimentos pedagógicos. totalidade – do sujeito, cuja emoção, pensamentos e ações, distingue sua identidade, individualidade, limites e diversidade; co-educação – a partir de trocas recíprocas de experiências na aprendizagem; cooperação – favorecendo no ambiente das ações que o individual seja suspenso em função do coletivo, sem negar a individualidade; participação – em todo oprocesso como agentes responsáveis pela ação; autonomia – reconhecida na dependência de forma inseparável, possam exercê-la com liberdade e formar uma reflexão crítica; e, pluralidade cultural – preservando, valorizando e respeitando as diversas manifestações culturais. (SCAGLIA; MONTAGNER; SOUZA, 2001). Acreditando com isso, que é possível promover a restauração do humano, em face da necessidade daconstrução de um mundo melhor, a partir das virtudes educativas existentes na competição pedagógica.

ORGANIZAÇÃO: A organização do I JICONOV – Jogos Internos de Confraternização do Colégio Nova Visão, ficará a cargo da Coordenação de Esportes do colégio, tendo o apoio dos demais professores e coordenadores, assim como também os funcionários do CNV.

EQUIPE DE APOIO: As equipes de apoio serãocompostas da seguinte forma:  COMISSÃO TÉCNICA: responsável pela execução e organização dos jogos propriamente ditos (tabelas de jogos, regulamento, arbitragem, execução dos jogos etc.).  COMISSÃO DE ABERTURA: responsável pela cerimônia de abertura do I JICONOV – 2010.  COMISSÃO DE PRIMEIRO SOCORROS: responsável em formar equipes de primeiros socorros durante a realização dos jogos, para darassistência a eventuais e pequenos acidentes.  COMISSÃO DE ENCERRAMENTO: responsável pela cerimônia de encerramento do JICONOV – 2010.  COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO: responsável pela divulgação do evento, como datas, horários, locais dos jogos, resultados e demais notícias.  COMISSAO DE ALUNOS: representantes de todas as turmas responsabilizar-se-ão pelas decisões do grupo. Caberá aos professores,...
tracking img