Projeto integragor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VISCONDE DE CAIRU

ANA CARLA BISPO
ALINE JULIANA SANTOS
ALEXANDRE REIS
IANE MANUELE MELO
JOSEANE FERREIRA
LUCIANO BACELAR
PAULA CRISTINA OLIVEIRA















IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
NA GESTÃO EMPRESARIAL





















SALVADOR
2012

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU

ANA CARLA BISPO
ALINE JULIANA SANTOS
ALEXANDRE REISIANE MANUELE MELO
JOSEANE FERREIRA
LUCIANO BACELAR
PAULA CRISTINA OLIVEIRA














IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
NA GESTÃO EMPRESARIAL











Trabalho Acadêmico em grupo apresentado aos docentes do curso de Administração, com o objetivo de integrar conteúdos interdisciplinarescom as disciplinas que compõem o 1º semestre, 2012.2 da Faculdade Visconde de Cairu.






SALVADOR
2012
SUMÁRIO








1. INTRODUÇÃOCom o advento da internet a concorrência entre as empresas ganhou mais destaque. Hoje, globalização é um fator condicionante de toda ação administrativa. A evolução tecnológica é um fator fundamental para a compreensão das mudanças que estão ocorrendo; além disso, a descentralização dos processos de decisão e ação é uma reação das rganizações, em busca de agilidade.
As novastecnologias, cruzada com a tendência globalizante, tem produzido efeitos curiosos no ambiente de negócios, por exemplo, o custo operacional reduziu e a eficiência nas tarefas aumentou.
A busca por competitividade através de redução de custos e ganhos de produtividade está fazendo com que as Organizações procurem por inovações tecnológicas que permitam vantagem competitiva. Segundo Mariotti (1996), fomoseducados num clima de competição, estimulados a lutar uns contra os outros, sendo que a competição seria própria da natureza humana, e, portanto, representaria a chave para todas as portas.
A tecnologia é uma “arma” a disposição das pessoas e das empresas para vencer a competitividade.











2. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS CAUSADAS POR NOVAS TECNOLOGIAS

O impacto das novastecnologias nas organizações tem sido um dos principais focos de estudo dos pesquisadores nos últimos anos devido a sua rápida disseminação no ambiente empresarial e grande repercussão na sociedade, a qual recebe suas influências. As principais consequências da informática na Administração:
a) Automação;
b) Tecnologia da informação;
c) Sistema de informação;
d) Integração de negócios;
e)E-business;
f) O homem digital.


Automação

A automação pode ser considerada um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Envolve tanto a super-racionalização das atividades (melhor combinação dos meios), como também o controle automático pela própriaretroação que alimenta a máquina com seu próprio produto. O uso de robôs nas linhas de produção é um dos exemplos mais comuns da automação.

Tecnologia da informação

A TI representa a convergência do computador com a televisão e as telecomunicações. Isto provoca profundas mudanças nas organizações, a saber:
Compressão do espaço: os arquivos eletrônicos acabaram com o excesso de papelório e com anecessidade de móveis, liberando espaços para outras finalidades;
Compressão do tempo: as comunicações tornaram se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. O just-in-time foi o resultado da convergência de tempos reduzidos no processo produtivo;
Conectividade: as pessoas podem trabalhar juntas, embora distantes fisicamente, graças a...
tracking img