Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO PROJETO INTEGRADOR
ATIVIDADE DA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR
1º PARTE DO TRABALHO
PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS:
3.1- O que o professor Paulo quis dizer com a frase “Vivemos numa sociedade de consumo”.
- Precisamos comprar, mas às vezes não sabemos o que, por isso é preciso ter mais consciência do que é necessário para nossa sobrevivência. Podemos consumir, pois é bom nossentirmos bem, mas devemos pensar meio ambiente por que o aumento exponencial do consumo provoca indisponibilidade destes recursos para o futuro, ou seja, é um consumo não sustentável.
3.2- No vídeo sobre o desmatamento, que fatores você percebeu que garantem que não é uma ação social?
O filme não me mostrou nenhum fator que me garante que não é uma ação social, por que há presença de representantes daLei e a árvore que esta sendo derrubada provavelmente estava colocando em risco a vida de outros. Portanto para mim é uma ação social legal.

3.3- No decorrer do projeto, aparecem algumas fotos de ambientes. O que são ambientes degradados? Que soluções dos poderiam ser dadas para degradação?
- Ambientes degradados- São ambientes destruídos por ação do homem, como a destruição da Amazônia,vegetação, fauna. A camada do solo fértil é perdida, removida ou coberta, a vazão e a qualidade ambiental dos corpos d’agua superficiais ou subterrâneas são alteradas.
Segundo o Decreto 97.632/89 art. 3º assevera que a recuperação deverá ter por objetivo o retorno do sito degradado a uma forma de utilização de acordo com um plano preestabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de umaestabilidade do meio ambiente. Como cidadãos devemos movimentar para recuperarmos a área degradada, devolvendo o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuais. Reabilitar- reaproveitar a área para outra finalidade.
3.4- O foco principal do trabalho é a questão da SUSTENTABILIDADE, você pode citar alguns exemplos práticos desta questão?
- A luta pelo bem do nosso planeta; Educação; Reciclagens-Economia de água, eletricidade, possuir eletrodomésticos econômicos; a utilização do bicombustível e reciclar óleo de cozinha na produção de sabão.
3.5- O consumo consciente é uma atividade que toda a população mundial deveria praticar, apesar de vivermos numa sociedade de consumo. CONSUMO CONSCIENTE pode ser também chamado de CONSUMO SUSTENTÁVEL. Por que devemos valorizar mais os bens duráveis do queos descartáveis?
- Valorizando os bens duráveis vamos contribuir com o meio ambiente, devemos estar sempre atentos com que consumimos. Já o bem descartável quanto mais usamos mais poluímos o nosso ambiente contribuímos para a destruição da natureza, pois é mais lixo acumulativo.
3.6- Uma preocupação dos cientistas, ambientalistas e da sociedade como um todo é o problema do aquecimento global.Hoje mesmo, não precisa ser especialista para perceber, o inverno de 2012, esta sendo um dos mais quentes da história. Isso não pode ser somente uma coincidência, as atividades humanas (antrópicas) podem estar influenciando essas mudanças climáticas. Que atividades humanas podem estar causando o aquecimento do planeta?
- O crescimento descontrolado da frota automobilística, que lança todos os diastoneladas de gás carbônico na atmosfera. Desmatamentos descontrolados e as Queimadas tudo isso contribui para o aquecimento global em que estamos vivendo.
3.7- Veja as imagens do lixão de Gramacho no Rio no vídeo disponível nesse link. Esse lixão acaba de ser fechado pela Prefeitura do Rio. Será que os problemas estarão solucionados com o fechamento de um lixão? Argumente sobre isso?
- Não,porque esta área que foi contaminada durante trinta anos por vários tipos de resíduos. Para recuperar esta área será necessário pelos menos 15 anos, para que possa ser removido, por exemplo: o gás metano que o lixo produz na sua decomposição e o chorume que contamina o solo, e o lençol freático.
3.8- O que o profissional da Pedagogia poderia fazer para que a sociedade seja mais consciente sobre o...
tracking img