Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
----------------------------------
----------------------------------
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

CARINE TAVARES SILVA LIMA
201002185432
Turma 9031

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

PALHANO
18 DE NOVEMBRO DE 2010

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 8

1. INTRODUÇÃO

Analisando o caso Toyota pude perceber que havia uma especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência e a produtividade, ou seja, uma divisão do trabalho, que é uma aplicação das teoriasclássicas da administração
Posso citar também que a Toyota tem uma unidade de direção, o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos, os seus funcionários sabe exatamente quais os princípios e os valores da empresa, isso se deve a motivação, cuidado e capacitação que a empresa fornece aos seus funcionários.
Para que todos saibamexatamente qual é o seu papel na engrenagem, os recém – contratados passam por um treinamento de cinco meses antes de assumir seu posto.
Diferente da Teoria Clássica da Administração de Fayol, a Administração Científica de Taylor segue do operário para o supervisor e gerente das partes operários e seus cargos para a organização empresarial.
Analisando o caso Toyota com essa teoria analisei que amontadora japonesa tem uma identidade de interesses entre os patrões e empregados, ou seja, a prosperidade do dono da empresa deve ser acompanhada da prosperidade dos empregados.
Outras teorias da Administração que analisei no caso Toyota foi a disciplina, a equidade e o espirito de equipe.
Na disciplina pude perceber que as normas de conduta e de trabalho eram bem aceitas e seguidas pelosfuncionários, para eles não era sacrifício, eram como seguidores de uma doutrina parecendo acreditar em cada palavra que diziam.
Na equidade analisei que a justiça prevalecia no ambiente de trabalho, justificando a lealdade e a devoção dos empregados á empresa, pois da lista de “preceitos” da montadora constam recomendações como “seja gentil e generoso, lute para criar uma atmosfera calorosa ecaseira.”
No espírito de equipe analisei que o trabalho era feito em conjunto, tanto que em vez
de premiar o talento dos mais iluminados, ela prefere recompensar o trabalho em equipe, que era facilitado pela comunicação dentro das equipes.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

As principais características do modelo japonês de Administração da Toyota baseado na teoria geral desistemas, contigenal e humanística são:
*Incentivos Mistos = A Toyota encontra o melhor equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários, desta forma, o desempenho dos funcionários sempre vai melhorando. Um exemplo disso é que a montadora chega a premiar ás fábricas cujo índice de absenteísmo é zero, concorrendo anualmente a sorteios de carros.
*Organizações Organicistas = Na Toyota, asdecisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude, o desenho de cargos é baseado nos princípios de complementariedade de competências, as estruturas organizacionais são mais flexíveis, com menos níveis hierárquicos;o conhecimento é pré – requisito para o desenvolvimento das atividades, há uma valorização das comunicações ascendentes, de baixo para cima e, das...
tracking img