Trabalho integrador i - cia brasileira de confecções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

MARIA CÉLIA DE ARAUJO VIANA DA SILVA
Matricula n° 201002222877
2/2010

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belém-PA

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONALDA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A empresa Companhia Brasileira de Confecções (CBC) surgiu da junção de duas pessoas que possuíam vontade de crescer e adquirir um lugar ao sol. O negócio da CBC era o ramo de confecções; Cláudio era empregado emuma renomada loja de modas, porém, demitiu-se para, juntamente com Marcel, fundarem seu próprio negócio.
Unia-se assim, experiência administrativa e experiência empírica, pois Marcel era um artesão por vocação e expert na indústria de confecções parisiense.
O produto da CBC se caracterizava em confecções de roupas para atacadistas, lojas de confecções, boutiques e etc.Evidentemente, a CBC visava a satisfação de seus clientes, a qualidade de seus produtos, e o lucro que obteria primando por essas metas.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A CBC surgiu da união de Cláudio Barros e Marcel que, com limitados recursos montaram uma pequena oficina de confecções e mergulharam de cabeça no trabalho. Cada qual, aproveitando seu talento (Cláudio era gerente em umarespeitada loja de modas e Marcel, imigrante francês com um conhecimento imenso sobre a indústria parisiense de confecções), investia pesado na parte que lhes eram mais afeita e, com isso, a CBC crescia a olhos vistos.
Sobre que tipos de planejamento são adotados pela empresa, o que podemos comentar é que dentro da visão teórica do que vem a ser Planejamento Estratégico, Cláudio e Marcel pouco ounada usaram. Senão, vejamos:
O Planejamento Estratégico é projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendo de empresas de capital intensivo.
De acordo com o conceito acima, percebemos que Cláudio e Marcel não observam esse fato;aproveitam o momento do bom cenário econômico pelo qual passa o Brasil no período (Milagre Econômico Brasileiro – 1972) e pela competência nata de ambos. Desta forma, seguiram avançando e tendo excelentes retornos lucrativos, tanto que, em 1978, a empresa transita para a condição de S/A e passa a contar com um quadro de acionistas que era a própria diretoria.
Essa diretoria desempenhava um papelquase que patriarcal, com Cláudio como Diretor Presidente ditando todas as regras e o restante apenas limitando-se a ouvir e executar. Quando Cláudio, por motivo de saúde, precisou se ausentar, não havia outro integrante da diretoria preparado para substituí-lo. Centralizador que era, não incentivou seus colaboradores a tomar decisões e/ou dessem sugestões ou soluções para o avanço da empresa;logo a CBC ficou acéfala.
Como membro fundador, Marcel foi alçado à condição de Diretor Presidente (e sabemos que essa não era sua seara) da CBC e, com isso, o clima de “família CBC” foi-se extinguindo, pois começara uma disputa interna na diretoria para ver quem seria agraciado com o lugar deixado por Marcel – segundo na hierarquia organizacional – de Diretor Superintendente.
Esse...
tracking img