Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Setores da Economia
A economia de um país pode ser dividida em setor primário, secundário e terciário, de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. A Indústria Automobilística faz parte do setor secundário, no qual transforma as matérias primas produzidas pelosetor primário em produtos industrializados.
O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza, ele fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Podemos citar como exemplos de atividade econômica do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. Este setor da economia depende muito dos fenômenos da naturezacomo, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. Setor secundário é o setor da economia que transforma as matérias-primas em produtos industrializados como roupas, máquinas,automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc. Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países. O setor terciário osetor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não matérias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancáriose administrativos, transportes, etc. Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
1.1 Setor Secundário – Indústria Automobilística
As IndústriasAutomobilísticas envolve o projeto de fabricação, desenvolvimento, vendas de automóveis e também publicidade.
O objetivo principal das indústrias de automóvel é auxiliar no transporte da população.
Muitas pessoas optam hoje um veículo por necessidade. Com o aumento da população mundial, a frota de automóveis cresce a cada ano.
1.2 Principais Produtos do Subsetor da Indústria Automobilística
Em termos dasestratégias de globalização produtiva, destaca-se o desenvolvimento de produtos baseados em plataformas globais, compreendendo a produção dos carros mundiais ou carros globais. Já a estratégia de globalização, que leva em conta as modificações de design requeridas pelos mercados emergentes, engloba as estratégias voltadas à modificação de plataforma padrão para adaptação local e a produção decarros para o Terceiro Mundo.
2. Análise de mercado
Cabe a esta determinada indústria produzir automóveis para auxiliar no deslocamento e no transporte da população, de bens ou serviços. Atualmente os automóveis estão entre os bens de maior necessidade e os mais adquiridos, aumentando sua importância a diversos campos da natureza humana.
2.1 Análise do perfil do mercado
Através da indústriaautomobilística outros setores são influenciados tais como a produção de maquinas, equipamentos e insumos, tecnologia, logística, varejo e prestação de serviço em geral, como financeiros e propaganda.
Neste mercado a uma grande concorrência entre montadoras de grande porte, que mesmo com as oscilações nas vendas e na produção buscam continuamente desafios para suprir a demanda por melhor qualidade e...
tracking img